Workshop ‘Desafios de Empreender’ reúne associados da ACIT e incentiva adaptação e inovação nos negócios

2 de junho de 2023

Com o auditório da ACIT lotado, os membros dos 14 Núcleos Setoriais e Territoriais, vinculados ao Programa Empreender da entidade, participaram do Workshop “Desafios de Empreender” na noite de quarta-feira (31). A condução da conversa foi realizada pelo diretor de Núcleos da ACIT, Tiago Rockembach. Durante o evento, diversos tópicos foram discutidos, como riscos e desafios para os novos tempos e necessidades dos negócios, habilidades de conexão, associativismo, cooperação e inovação, entre outros assuntos relevantes.

A discussão em torno dos desafios do empreendedorismo despertou nos participantes a consciência da importância de se adaptarem aos novos tempos e estarem abertos à inovação aberta. Segundo Tiago Rockembach, o mundo dos negócios exige uma nova forma de pensar e aqueles que conseguem se adaptar rapidamente com soluções colaborativas têm mais chances de sucesso “O encontro proporcionou aos empresários a oportunidade de refletir sobre suas rotinas e examinar seus comportamentos e modelos de negócios. Além disso, o objetivo principal foi capacitá-los, conforme visão do Programa Empreender, para que desenvolvam ambientes coletivos orientados a colaboração.”

Rockembach enfatiza que o momento foi muito mais do que apenas um simples treinamento. “A importância de cultivar a escuta ativa nas empresas locais foi destacada, a fim de promover uma comunicação assertiva e direta, o que contribui para a criação de um ambiente diferenciado que incentiva o desenvolvimento de habilidades colaborativas e um convívio harmonioso entre as empresas nucleadas”, explica.

Para o empresário Elton de Moraes, do Núcleo Territorial do Jardim Coopagro, recém instituído pelo Programa Empreender, o evento proporcionou uma reflexão valiosa sobre seus negócios. “Como empreendedor, enfrentamos constantes desafios, sendo chamados a assumir várias funções e atividades. No meu caso, estando a frente de uma empresa de energia renovável, esse evento me proporcionou refletir sobre como posso ajudar meus clientes, com isso, percebi a importância de ouvir ativamente suas necessidades e desafios, para assim fornecer um atendimento que traga novas soluções positivas, permitido a economia gerada trazer novas conquistas. Reforço que o trabalho realizado pela ACIT e pelos Núcleos é muito importante e fundamental às empresas de Toledo”, ressalta.

Sirlei Zanatto, do Núcleo de Gastronomia, elogia a iniciativa e destaca os aspectos mais impactantes do evento. “Muitas vezes, a equipe pode cair na rotina automática, negligenciando a prioridade máxima: a satisfação do cliente. Ao se concentrar excessivamente em criar novidades, é fácil esquecer de perguntar aos clientes o que realmente os agrada e como podemos melhorar para resolver seus problemas. Diante dessa reflexão, estamos determinados a adotar uma abordagem estratégica de visão de futuro. O objetivo é incentivar cada pessoa a contribuir, saindo da zona de conforto para impulsionar melhorias nos resultados dos processos.”

Para finalizar o encontro, Rockembach enfatizou que o grande objetivo do evento centralizou- se no cuidado com uma nova experiência, que valoriza a base de consolidação das empresas nucleadas promovendo, antes de qualquer treinamento, uma reflexão completa e direcionada associada aos negócios. “Trata-se de uma experiência de convívio colaborativo, ou seja o associativismo na prática.”