Workshop capacita entidades para realização de compras públicas

14 de julho de 2015

Dentro do processo de fortalecimento do Escritório de Compras Toledo (ECT) estão sendo realizadas capacitações das partes envolvidas – fornecedores e compradores –, visando a qualificação dos processos de compras públicas no município. Na última quinta-feira (09) foi realizado um desses treinamentos, destinado aos órgãos públicos, na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Quem ministrou a ação foi o facilitador do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Altair Schimmelfennig.

O workshop “Aplicação da Lei complementar 123/2006 nas Compras Governamentais” teve por objetivo preparar os servidores públicos envolvidos no processo licitatório municipal, para aplicar o tratamento a ser dispensado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Segundo José Altair, esta ação também busca a parceria com mais entidades públicas, além da Prefeitura do município, para que elas conheçam efetivamente o objetivo da Lei.

Existe esse potencial muito grande de compras e nesses treinamentos fica claro que a falta de informação dificulta as entidades a comprar das empresas locais. Com a atuação do programa do Escritório de Compras Toledo, o relacionamento entre entidades e os fornecedores locais vai se estreitando, possibilitando alcançar o objetivo maior do programa que é a manutenção dos recursos envolvidos no próprio município, auxiliando no desenvolvimento local”, explicou.

José Altair ainda comenta sobre a possibilidade das compras públicas se tornarem uma política de desenvolvimento local. “Este é um mercado amplo que, à medida em que as partes vão se informando, se interessando e participando, pode ser um potencial para o crescimento e fortalecimento da economia local. E claro, esse olhar diferenciado e informado proporciona a melhor execução dos processos”, destacou.

No workshop estiveram presentes representantes da Prefeitura de Toledo, Senac, Sesc, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, 20ª Regional de Saúde, IAP, UTFPR, UFPR, Unioeste, Ciscopar, Sebrae e Emdur.