Tradicional descida do Papai Noel em Toledo marca proximidade do Natal

15 de dezembro de 2017

Milhares de pessoas, a grande maioria, crianças, acompanharam na noite de quinta-feira (14) a chegada do Papai Noel que desceu do alto do Edifício CCCT, mais conhecido como prédio da Acit, em Toledo. Antes disso, o público pôde assistir às apresentações do Coral da Ação Social São Vicente de Paulo, e a entrega das quatro motos sorteadas em novembro, no palco montado em frente à Catedral Cristo Rei.

Antecedendo o momento mais esperado, a descida do Papai Noel – de rapel, do alto de aproximadamente 50 metros – uma surpresa ao público, no Largo São Vicente: o cortejo alegórico composto por cerca de 90 integrantes das escolas de dança ArteMúsica, Baillare e Paloma Orso, da GR Toledo e Circo Ático, que anunciavam os encantos do Natal, completados pela projeção mapeada com imagens alusivas à festividade no alto do prédio e o show pirotécnico.

Já em solo, na Praça Willy Barth, o Papai Noel, junto com os duendes, recebeu as crianças, distribuiu balas e tirou fotos, ao lado, do ‘motorhome’ – ônibus decorado como a casa do Papai Noel –, que recebeu a visitação das famílias.

Marinês Nobre Rosa trouxe as filhas, Laura e Camila, e gostaram muito de todas as atrações. “Foi muito legal ver o Papai Noel e tudo o que teve aqui”, disse Laura. “Gosto muito desta época, de ver tudo isso e o Natal é muito bom, é para reunir toda a família”, complementou Camila.

Segundo Marinês, promover ações que remetem ao espírito natalino é importante, para manter a tradição. “Este ano estava diferente, tudo muito bonito, a cantata, o Papai Noel, o show de fogos, o ônibus maravilhoso. Estas ações são muito importantes, para manter este espírito natalino, tradição que não pode ser perder”, comentou.

Lucimara Santos estava com toda a família e conta que todos os anos costumam participar do evento da chegada do Papai Noel. “Todos os anos a gente traz os sobrinhos e desta vez estava tudo muito especial, o coral, o cortejo, o ônibus. Acho que foi o ano mais bonito de todos”. Os sobrinhos Cauan, Guilherme, Gustavo e Fernanda confirmaram. “Foi muito legal, muito divertido ver o Papai Noel descendo do prédio, os fogos, tudo estava bom.”

Para o presidente da Acit, Flávio Furlan, o sentimento é de felicidade em ver tantas famílias reunidas em um momento muito especial, de confraternização, amizade, carinho e amor. “Estava muito bonito e tenho certeza que a população gostou e guardará boas lembranças de nosso evento. A função da Associação também é fomentar o comércio local, apresentar a cidade aos visitantes e motivar as pessoas para que participem mais de nossos eventos e de nossa entidade”, destaca.

A programação foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o propósito de atrair e encantar a população, além de ampliar as ações de incentivo ao empresariado nesta que é considerada a melhor época para o comércio. O vice-prefeito João Batista Tita Furlan e o pároco da Catedral Cristo Rei, padre Inácio Scherer, prestigiaram o evento.