No sábado (23) Toledo deu inicio as negociações para firmar um Protocolo de Intenções com o município de Ueda, província de Nagano, no Japão. Durante o encontro, os japoneses apresentaram trabalhos de desenvolvimento econômico para futuras parcerias. O objetivo é promover um intercâmbio de informações com empresários dos mais diversos setores.
Na ocasião, os representantes da comitiva foram recebidos pelo prefeito Beto Lunitti, o presidente da Câmara, vereador Adriano Remonti, representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e empresários, no Auditório Acary de Oliveira. A ação faz parte de um trabalho desenvolvido pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, que auxilia no desenvolvimento do comércio e indústria do estado do Paraná promovendo a vinda de investimentos japoneses na região.
Segundo o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, a parceria demanda apenas da disposição de cada um dos envolvidos. "O Japão vem em procura de parceria, pegando os industriais brasileiros e trazendo a tecnologia japonesa, a experiência e se necessário até equipamento japonês, o que torna muito mais rápido e eficiente os processos. Toledo é um ambiente propicio para parceria, pois conta com uma economia forte, com desenvolvimento importante do agronegócio".
Um dos diferenciais que fazem da parceria um bom negócio é a tecnologia do Japão. "As grandes corporações vêm com recursos próprios e podem ficar de um a cinco anos pesquisando no local até a implantação, mas as médias indústrias japonesas são detentoras de tecnologia, enquanto que as grandes corporações são nada mais que montadoras e distribuidoras, então o que faltaria nesse meio é quem faria esse link com essas empresas e esse é o papel da Câmara", destacou Yoshiaki Oshiro.
O vereador de Ueda, Kentaro Matsuyama, afirmou que sua cidade e Toledo tem muitas características em comum que poderão potencializar a parceria. "Lamentavelmente não sei falar português, mas como pretendo voltar aqui vou estudar para da próxima vez falar diretamente. É uma satisfação receber tantas pessoas aqui, tendo em vista que trata-se de um sábado, dia de folga. Analisando o número de habitantes e as atividades desenvolvidas, acredito que a partir daqui poderemos implementar parcerias muito positivas", afirmou ele em tradução.
Para o presidente da Câmara de Toledo, vereador Adriano Remonti, o encontro traz muitas expectativas. "Talvez esse seja o início de uma grande jornada, não só para Toledo, mas para toda região. Sempre que recebemos comitivas de outros lugares ficamos felizes, e hoje em especial, espero que Toledo aqui no Brasil e Ueda no Japão possam firmar parcerias positivas que venham a contribuir com o desenvolvimento. Contem com o apoio desta Câmara de Vereadores".
Na oportunidade o prefeito toledano, Beto Lunitti destacou as potencialidades do município. "Aqui se disse sobre a integração do setor primário e a tecnologia. Somos o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do estado e entre os maiores do Brasil. Realmente temos muita vontade de ter esse intercâmbio, pois isso vem ao encontro da nossa proposta de expansão dos Parques Tecnológicos e desenvolvimento do município".
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, salientou que o próximo passo será a assinatura do Protocolo de Intenções pelo prefeito de Ueda. Após o encontro, realizado por meio da intermediação da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), a comitiva participou de um almoço onde puderam provar o prato típico do município, Porco Assado no Rolete.
(Da Assessoria da Prefeitura de Toledo)