Toledo contra Covid: Atendimento presencial a pacientes encerra no dia 16 de abril

Toledo contra Covid: Atendimento presencial a pacientes encerra no dia 16 de abril

Um mês após o início dos trabalhos, a organização da campanha Toledo contra Covid anunciou o encerramento dos atendimentos presenciais no ginásio de esportes da Unipar, a partir do dia 16 de abril.

Os pacientes que estejam nos primeiros cinco dias de sintomas devem agendar as consultas até no máximo para sexta-feira (16), pelos contatos telefônicos 45 98837-6161 / 45 98840-7575.

O programa de atendimento continuará em outros moldes a partir do dia 19 de abril. A medicação e os testes rápidos continuarão sendo fornecidos gratuitamente, mediante prescrição médica, seja via consulta na rede pública ou privada.

Segundo Danilo Gass, um dos organizadores e voluntário da campanha, está sendo realizada uma pesquisa com os mais de mil pacientes que fizeram uso da medicação prescrita pelos médicos para avaliação do atual estado de saúde. “O objetivo principal foi desafogar o sistema de saúde e com certeza vamos concluir nossa principal ideia. Foram resultados surpreendentes, sendo em sua maioria evolução para grande melhora. A pesquisa final será divulgada em breve, assim que as entrevistas forem concluídas com todos os pacientes”, conta.

O presidente da Associação Médica de Toledo, Nilson Fabris explica que os pacientes não ficarão desassistidos nos próximos dias. “Julgamos a iniciativa fundamental para manter os números da Covid em baixa em Toledo. Agradecemos a população que acreditou na proposta oferecida, aos doadores por confiar na ação e aos voluntários médicos e não médicos por tanto empenho dia a dia em nosso projeto.”

Nilson Fabris evidência que após 30 dias e mais de mil atendimentos, o projeto será encerrado com o sentimento de dever cumprido. “Naquele momento que iniciamos, existia um número muito grande de casos ativos na cidade e precisávamos auxiliar o poder público e o sistema de saúde privado, tendo em vista que naquele momento eles não dariam conta dos atendimentos pelo grande número de pacientes. Além disso, não havia nada parecido para disponibilização de tratamento imediato contra a Covid.”

O médico ressalta que o atendimento nos casos leves com sintomas iniciais faz toda a diferença. “O resultado foi muito bom e a nossa principal meta foi totalmente atendida. Nesse momento não temos mais o caos eminente na saúde de Toledo, sendo que os casos diminuíram bastante e as UTI’s começam a dar sinais de melhora.”

O coordenador do curso de Fisioterapia da Unipar, Jefferson dos Santos menciona que contribuir com a ação foi bastante importante e a metodologia aproximou os estudantes voluntários à saúde pública do município. “Nossos alunos prestaram o primeiro atendimento aos pacientes via ligação de agendamento, com isso mostramos que além de ser um bom profissional, primeiramente, o aluno precisa ser um bom cidadão. Foi possível dar ao acadêmico a visão de saúde pública mais ampla, pois o fisioterapeuta muitas vezes fica restrito a alguns tratamentos específicos e por conta disso fica afastado da saúde pública.”

Ao todo 130 voluntários fizeram parte do projeto. A campanha é uma realização da ACIT, Associação Médica de Toledo e Unipar e contou com a colaboração de toda a comunidade que em doações em dinheiro contribuíram para a aquisição da medicação, exames e mantimento dos atendimentos com itens de higiene e segurança aos voluntários.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.