Startups e o futuro dos alimentos é debatido no Iguassu Valley Toledo

6 de setembro de 2019

As Startups e o futuro dos alimentos foi o tema da reunião semanal do Iguassu Valley Toledo, na manhã de sexta-feira (06), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

O consultor empresarial Carlos Schulze, que é mestrando em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade, apresentou o cenário sobre as demandas de alimentos e as tendências de mercado. As estimativas apontam que a população mundial deverá alcançar cerca de 9 bilhões de pessoas em 2050, o que leva a imaginar que não haverá alimentos para tanta gente.

De outro lado, menciona Schulze, empresas inovadoras estão tentando resolver esse problema. É preciso buscar outras fontes de produção de alimentos e repensar como são produzidos e consumidos. Como por exemplo, cita uma startup inglesa que cria brotos de ervilha, manjericão vermelho, alho e cebolinha em “carpetes de papelão”, usando 77% menos água do que a agricultura convencional porque utiliza água reciclada.

Ou ainda, uma empresa norte-americana que está trabalhando no desenvolvimento de hambúrgueres sem a proteína animal. “Temos um problema com relação à produção de alimentos no mundo e, diante disso, temos oportunidades de inovação”, salienta.

O consultor falou ainda sobre a Agricutura Aberta, que preconiza que qualquer pessoa morando em um apartamento e aplicando conceitos como o de bioengenharia, agricultura de precisão, Big Data e Redes de Consumo, consegue criar o produto na sua própria casa.

Para Schulze, essas tendências apontam um futuro que não é apenas caótico no que diz respeito à falta de alimentos, mas através da tecnologia vai ser possível resolver. “É um mercado em que há muito campo para atuar. Toledo, e os municípios da região oeste, têm uma produção muito expressiva de alimentos, e o que precisamos fazer é alinhar a tecnologia a essa produção. É preciso entender este cenário, quais as tendências para que possamos nos preparar e utilizar as tecnologias que estão ao nosso favor”, destaca.
Iguassu Valley Toledo

Este foi o quarto encontro do Iguassu Valley Toledo, criado recentemente, por meio do Núcleo Setorial de Inovação da Acit, sendo um movimento multidisciplinar que visa fomentar a tecnologia e inovação. É aberto a todos os interessados, de qualquer área de atuação, não sendo necessário ser associado da entidade.

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, das 8h às 9h, no auditório da Acit. A próxima agenda será no dia 13 de setembro.