Presidente da ACIT conhece o Programa Banco de Alimentos

20 de junho de 2024

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Cristiano Dall’Oglio da Rocha recebeu na quarta-feira (19) representantes do Programa Banco de Alimentos.

O diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei e a nutricionista da Cozinha Social, Vanessa Correa, apresentaram mais detalhes do Banco de Alimentos, equipamento do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, constituído pelo Poder público Municipal, em parceria com o Governo do Estado.

Destinado a garantir a segurança alimentar e nutricional da população do município, o programa atua na sustentabilidade, a fim de reduzir desperdícios de alimentos, como o aproveitamento de excedentes alimentares que seriam descartados.

Segundo o diretor da Cozinha Social, o funcionamento do Banco de Alimentos segue da seguinte forma. “Os alimentos são coletados de diversas fontes, como empresas agrícolas, produtores, supermercados e demais doadores. Após a coleta, os alimentos são inspecionados para garantir sua qualidade e segurança antes de serem armazenados. E por fim, os alimentos são redistribuídos para instituições de caridade, organizações não governamentais e programas sociais.”

Além do Banco de Alimentos, o presidente da ACIT conheceu mais sobre a Cozinha Escola, que tem o objetivo de promover a educação alimentar e nutricional, fazendo com que a população atendida conheça e pratique a produção de alimentos mais saudáveis. Além disso, o espaço será utilizado para cursos profissionalizantes.

Nos próximos dias, o projeto deve ser apresentado à Diretoria Executiva e Conselhos da ACIT.