Prêmio Toledo: lançamento apresenta novidades da 10ª edição

23 de maio de 2014

A apresentação do novo logotipo e da metodologia para escolha do Destaque Empreendedor são as novidades da décima edição do Prêmio Toledo Destaque Empresarial, que teve lançamento na noite de quarta-feira (21), no auditório do campus da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), em Toledo.

Realizado a partir de pesquisa Top Of Mind, aplicada junto à população do município, o Prêmio aponta as empresas mais lembradas de cada segmento, que serão conhecidas durante a solenidade de premiação, no dia 27 de setembro.

Em pronunciamento na solenidade de lançamento, o presidente do Conselho do Jovem Empreendedor, Michel Becker, lembrou que em 2005 o Cojem assumiu o grande desafio de criar um prêmio para Toledo, que valorizasse as empresas mais lembradas e inibisse a atuação de empresas de fora, que vinham comercializar premiações, sem demonstrar de forma clara como se realizava a pesquisa.

A cada ano, em pesquisa realizada em parceria com o campus local da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), a iniciativa se consolidou. "Nestes 10 anos, o Prêmio foi aprimorado e hoje é reconhecido pela sociedade, pois demonstrou ao longo dos anos a sua seriedade e imparcialidade", salienta Michel.

O presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná, destaca que a confiança do Prêmio é grande pela credibilidade das entidades envolvidas, reforçada pelos critérios técnicos e científicos da pesquisa desenvolvida pela PUCPR. "A Acit e o Cojem não visam lucro com isso, pois o objetivo principal é dar visibilidade às empresas", enfatiza.

Guaraná observa ainda que a pesquisa indica a lembrança das pessoas em relação aos diversos segmentos do comércio e pode ser uma ferramenta para o desenvolvimento das empresas. "A função é essa, qual a marca está na mente das pessoas? Então as empresas podem usar em seu favor, tanto para as que recebem destaque como as que não ganham, para ampliar as ações e ganhar mais visibilidade", diz.

Critérios técnicos

A pesquisa do Prêmio Toledo envolve os cursos de Administração e Ciências Contábeis, que integram a Escola de Negócios do campus da PUCPR em Toledo. Conforme o diretor da instituição, Renato Tracht, a parceria com a Acit e o Cojem é muito representativa. "São 12 anos da implantação da instituição no município e 10 deles fazendo parte do Prêmio, que possibilita integrar nossos alunos a um trabalho que alia a teoria à prática", comenta.

Renato salienta que a qualidade sempre foi a marca da pesquisa e do Prêmio, porém, os processos foram aprimorados ao longo do tempo. O desafio a partir de agora é avançar na utilização das informações coletadas. "A cada ano foi introduzida uma inovação e esse é um dos ‘segredos’ do sucesso. Acredito que agora é preciso pensar numa perspectiva futura para explorar melhor os dados, de modo que a Acit possa auxiliar as empresas com estas informações de mercado", pontua.

O professor Domingos Vida Costa Filho, coordenador do curso de Administração e que trabalha na pesquisa desde o início, enfatiza que o trabalho está cada vez mais profissional, com qualidade, segurança e fidelidade dos dados apresentados. "Está mais tranquilo fazer a pesquisa, sempre revisando os pontos de segurança que garante a sua qualidade", explica.

A pesquisa é formatada com caráter científico, aplicada pelo critério de amostras, com aplicação de 400 questionários. "É representativo numa população estimada em cerca de 130 mil habitantes. A partir de 400 questionários a amostra confirma que a resposta será sempre a mesma, na mesma proporção", justifica.

Novo parceiro

O Sicredi Oeste é um dos parceiros do 10º Prêmio Toledo. Para o diretor executivo Inácio Catani, o intuito é valorizar a iniciativa e ampliar o relacionamento com o setor empresarial. "O Prêmio tem grande credibilidade, movimenta a sociedade e o meio empresarial. Nossa iniciativa visa valorizar ainda mais este trabalho e possibilita maior aproximação com a Acit, Cojem e empresários", afirma.

O Prêmio Toledo conta também com as parcerias do Sebrae, Prefeitura de Toledo e Câmara Municipal.

Prêmio Empreendedor

Esta edição chega com uma inovação na metodologia para a escolha do Empreendedor Destaque, desenvolvida junto com o Sebrae, parceiro há alguns anos. O prêmio é destinado às micro e pequenas empresas e tem o objetivo de promover o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, através da disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Os empresários poderão concorrer à premiação, que será composto por três etapas, por meio de inscrições, com preenchimento de questionários. Os empresários serão classificados e entrevistados por consultores do Sebrae.

Com base nas informações levantadas nas etapas classificatórias, será definido o candidato com o melhor perfil empreendedor. O vencedor será homenageado na solenidade do Prêmio Toledo Destaque Empresarial, no dia 27 de setembro de 2014.

As inscrições poderão ser feitas através de um formulário disponível no site da Acit, até o dia 23 de junho. O questionário será encaminhado por e-mail e deverá ser devolvido no período de 24 de junho a 25 de julho. Já as entrevistas dos classificados serão realizadas de 28 de julho a 22 de agosto. A participação é gratuita.

Por: Maristela de Moraes