Planejamento e estratégia são essenciais para um futuro melhor

Planejamento e estratégia são essenciais para um futuro melhor

Tema foi da palestra de Leandro Karnal

Um dos palestrantes mais requisitados na atualidade, o historiador Leandro Karnal, fez palestra que fechou o ciclo do programa Conexão Empresarial 2017, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na noite de quinta-feira (28), para um público de 929 pessoas.

Com o tema “Planejamento e estratégia para um novo tempo, o futuro começa hoje”, Karnal destacou que a proposta era ajudar a pensar nas coisas importantes, produtivas e transformadoras para a vida pessoal e profissional de cada participante.

Historiador e professor na área há cerca de 30 anos, Karnal fez uma contextualização do momento atual do país, de instabilidade política e econômica.
Segundo o professor, a crise política é histórica em quase todos os países, em particular no Brasil, porém, a novidade é que a impunidade parece ter acabado. “Pela primeira vez no país, temos um milionário e um ex-presidente da Câmara dos Deputados presos, poderosos gastam milhões para não irem presos.”

Destaca que apesar da instabilidade política e da má gestão do governo, o Brasil segue em frente, os milhões de brasileiros continuam acordando cedo, trabalham, produzem. “Esse Brasil continua, dá sinal de vitalidade e, principalmente, temos indicativos de que estamos no fim da crise. Os economistas destacam dois sintomas muito bons, taxa de juros caindo brutalmente, inflação sob controle”, comentou Karnal.

Após a contextualização, o professor ressaltou a importância de agir de forma estratégica, administrar bem o tempo e ter foco para ser bem sucedido. “Temos que saber administrar o tempo, pensar na hierarquia de objetivos e ter foco; todas estas questões pensadas pessoal, institucional e politicamente, aumentam a chance matemática de sucesso, nada o garante, mas muitos fatores aumentam as chances. O futuro é imprevisível, incerto, escapa do controle, mas quem estiver mais preparado se sairá melhor”, afirma.

Segundo ele, é fundamental que as pessoas sejam protagonistas de suas vidas e não se deixar levar pelo acaso. Para ele, é essencial mirar no futuro e a chave para a transformação é o esforço diário de pôr em prática as ações construir a carreira, família, um negócio.
“Temos que ser o sócio-majoritário da nossa própria vida: não tenho controle total dela, mas tenho muito poder, de tomar decisões, não ser fruto do acaso, mas sim das escolhas certas, ser alguém que constrói a própria vida”, enfatiza.

Ensinamento

Entre o público, as percepções são positivas. Ana Cláudia Rizzi, assistente de apoio a projetos, no Sebrae, destaca que já acompanha o palestrante nas redes sociais e considerou excelente a palestra “Percebi que ele sempre tem novos argumentos. Tudo que tratou é aplicável no dia a dia, principalmente a importância de se vivenciar o agora, planejar, mas sem se preocupar com o controle do futuro, porque ele é imprevisível.”

O advogado Marcelo Zacalusny considerou o palestrante sensacional. “Ele nos fez perceber que é importante o dinamismo, para aproveitar o que temos de melhor, entender que somos responsáveis por nossos caminhos e escolhas. Ele foi muito direto e objetivo, para que de fato, coloquemos a mão na massa e façamos acontecer o melhor em nossas vidas.”

Michel Figueiredo Marques, colaborador da Prati Donaduzzi, também compartilha das opiniões. Fez diversas anotações sobre as questões apontadas pelo palestrante e destacou como um dos pontos mais importantes. “Marcou bastante a relação que fez entre o passado com o ganho de experiências; o presente, com as ações que devem ser feitas, e o futuro, com a estratégia a ser traçada. Além de falar de forma bem descontraída e até divertida, nem percebemos que se passou uma hora e meia, parece que foram 15 minutos”, conta.

Michel ficou surpreso e agradecido pelo fato de ter sido um dos ganhadores do cartão-presente no valor de R$ 300,00 sorteado ao final do evento. “Não tinha conhecimento do sorteio. Minha esposa queria sair, escutamos sobre o prêmio, resolvemos esperar e fui sorteado. Fiquei muito agradecido”, diz.

O segundo ganhador foi Paulo Finger, da empresa Planos de Saúde Costa Oeste. O Conexão Empresarial é uma realização da Acit, em parceria com o Sicoob Meridional, Fiasul Indústria de Fios, Lumiar Turismo, Slaviero, Gráfica JA, Colégio La Salle, Olinda Hotel e Eventos, Vip Dinâmica Corretora de Seguros, Coamo Agroindustrial, PUCPR, Sebrae, Prefeitura de Toledo e Câmara Municipal.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.