PIG DATA 2017 iniciou com palestra sobre Internet das coisas (IoT)

23 de agosto de 2017

Nada melhor do que falar sobre internet, utilizando a ferramenta. Assim foi a palestra de abertura do PIG DATA 2017, evento voltado à tecnologia e Inovação, organizado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (TI), vinculado ao Empreender da ACIT, em parceria com o Iguassu-IT.

A palestra, realizada no Teatro Municipal de Toledo, na noite de terça-feira (22), reuniu estudantes e profissionais da área, que puderam acompanhar a temática ‘Desmistificando a Internet das coisas: Aplicações e oportunidades’, ministrada por Robison Cris Brito, de Pato Branco.

Em uma transmissão ao vivo, a palestra abordou temas atuais e relevantes ao segmento de tecnologia. Atentos, os participantes interagiram com o palestrante por cerca de duas horas.

Para tratar da revolução tecnológica, chamada de Internet das Coisas (IoT), o palestrante resumiu a ideia como “O fato de colocar um processamento para controle dentro de objetos com acesso à internet.”

Segundo Robison Cris Brito, professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, a IoT se popularizou e seu desenvolvimento ficou ainda mais fácil. “Existem milhares de ferramentas para o processo que auxilia na geração e no consumo de informações, como o controle em utensílios domésticos, roupas, carros, celular, enfim, elementos com acesso à internet.”

Aplicação da Internet das Coisas (IoT)

Como exemplo, durante a palestra, foram citados atuais processos. “Gosto muito de falar sobre o aparelho celular; ele apresenta uma evolução fantástica. Criado apenas para ligações e mensagens de texto, hoje, sem dúvidas, o acesso à internet ganha disparado de qualquer outra função. Outros exemplos são os televisores digitais com a acesso à rede, caixas eletrônicos, computadores de bordo para veículos, entre tantos outros”, explica.

Os participantes da primeira noite do PIG DATA 2017, na maioria jovens, são acadêmicos que se preparam para o mercado de trabalho. O palestrante ressalta a importância do ensino aos estudantes. “Para eles é mais fácil explorar novas tecnologias, eles gostam de inovar, fugir do comum e essa plataforma é uma aposta certa. Esses jovens estão cheios de energia e com potencial. Vimos que o tema é bastante atraente para eles.”

“É uma realidade. Não tem como voltar atrás. O impacto das mudanças pode ser grande para algumas pessoas, porém a nova geração, que desde pequenos ouvem músicas, assistem vídeos nos celulares dos pais, esses estão acostumados com as novas tecnologias, sendo mais fácil e interessante a adaptação”, relata o palestrante Robison Brito.

Capacitação

Ainda no evento, que teve início na terça-feira (22), foram realizados cursos na unidade Senai, abordando as temáticas ‘Introdução ao desenvolvimento de jogos de Unity’; ‘Evolução ao desenvolvimento web com JavaScript: a stack mean’ e ‘Estudo e desenvolvimento de uma aplicação IOT’.

O grupo vencedor do Desafio de Programação também foi anunciado. Foram quatro equipes participantes na competição que foi realizada no último sábado (19), nas dependências do campus da FAG, UTF-PR e UNIPAR. A equipe vencedora chama-se “Antes Tarde do que Nunca”, com os integrantes Lucas Rodrigues de Oliveira – FAG, Luiz Felipe Heemann – Unipar, Luiz Gustavo Weber Thums – Premen e Thiago Auler Wideck – UTFPR.

No Teatro, a partir das 19h30 até quinta-feira (24), acontece uma exposição das empresas do Núcleo e Universidades parceiras. Além do serviço Acit Estágios e Currículos com cadastros ao sistema que recruta jovens estudantes para cargos remunerados.

Programação

Dando continuidade ao evento, nesta quarta-feira (23), é a vez da palestra ‘Negócios digitais e a cultura de empreendedorismo no vale do silício’, com Emerson Cechin.

Na quinta-feira (24), último dia do evento, o empresário Luiz Donaduzzi falará sobre ‘Biopark: O fruto do empreendedorismo e as oportunidades na área de tecnologia da informação’.

As palestras serão no Teatro Municipal, com início às 19h30. O evento integra ainda minicursos, realizados no Senai.

Realização

O PIG DATA 2017 é organizado pelo Núcleo de TI e Iguassu-IT e conta com o apoio da ACIT, Agência Tângelo, Cardoso Materiais de Construção, Prefeitura Municipal e RPC TV, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Centro Universitário FAG – Campus Toledo; Universidade Paranaense (Unipar); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo; Colégio Estadual Polivalente Pedro Boaretto Neto -CEEP e Startup-PR.

Fazem parte do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) as empresas Tecnoalliance, Tecsmart, Junsoft, Orion, Inside, Maxicon, Personalite IT, Myse Sistemas e Agência Tângelo.

O patrocínio do evento é do Sicredi Progresso PR/SP e Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências.