O consumidor paranaense pretende gastar, em média, R$ 205,33 com presentes neste Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, dia 12. Em 2023, o valor médio era de R$ 181,60. As formas de pagamento preferidas são à vista no cartão, seguido pelo pagamento à vista no PIX e à prazo no cartão de crédito. Isso é o que aponta a pesquisa estadual contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) ao grupo Datacenso entre os dias 18 e 22 de abril de 2024.
Foram ouvidos 602 consumidores nas regiões de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%.
Sobre a comemoração do Dia das Mães, 81% dos consumidores responderam que pretendem comemorar com almoço em família e apenas 7% em restaurantes ou com um café da manhã especial.
Presentes
Os produtos mais procurados para presentear as mães neste ano são principalmente roupas, seguido por perfumes, acessórios, calçados e cosméticos. Embora as lojas físicas de rua continuem sendo a preferência dos consumidores paranaenses, há uma parte significativa que pretende comprar pela internet. Além disso, alguns consumidores pretendem fazer suas compras em shoppings, especialmente em Curitiba e Maringá, sugerindo uma oportunidade para os comerciantes tanto no ambiente físico quanto digital. “A preferência dos consumidores é um alerta para que os lojistas desses segmentos se preparem para fazer um bom atendimento e alavancar suas vendas”, afirma Fernando Moraes, presidente da Faciap.
Rumos da Economia
O levantamento aponta, também, o sentimento do consumidor com relação ao atual momento econômico. Quase a metade dos consumidores paranaenses (45%), no geral, estão preocupados com o rumo da economia para os próximos meses, principalmente os de Cascavel (58%) e Londrina (50%) e Maringá (50%). Analisando por gênero, os homens (50%) estão mais preocupados que as mulheres (39%). Os mais esperançosos estão em Guarapuava, com 40% e Curitiba (34%).
Confira aqui a pesquisa na íntegra!