Palestra na Acit foca gerenciamento de projetos

20 de maio de 2015

Com um público de cerca de 100 pessoas, foi realizada a segunda palestra da programação do Mês da Indústria, na noite de terça-feira (19), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo(Acit).

Organizada em conjunto entre a Acit e Senai, especificamente neste evento contou também com a parceria do PMI (Project Management Institute). O empresário e consultor Mario Sebok, que atua há cerca de 20 anos em gestão de projetos e programas corporativos, falou sobre como o empreendedorismo, a inovação e sustentabilidade no gerenciamento de projetos podem auxiliar a conquistar negócios e obter grandes resultados.

A abertura foi realizada pelo coordenador do PMI de Toledo, Marcos Leandro Pereira. "A organização não tem fins lucrativos, conta com mais de 13 mil associados no Brasil, atuando como voluntários, com a finalidade de colaborar com profissionais das mais diversas áreas, por meio de técnicas e ferramentas voltadas ao gerenciamento de projetos", explicou.

Segundo Mario Sebok, a troca de experiências entre profissionais é importante para obtenção de melhores resultados e promoção do desenvolvimento. "Os projetos podem ser de diversas naturezas, mas geri-los tem semelhanças. O PMI troca as melhores práticas, para evitar aprender na força bruta. E o interessante na gestão é transferência de conhecimento, gera espiral sinérgica. Esta é a grande troca que a instituição possibilita e o compartilhar conhecimento gera valor."

Um dos aspectos abordados durante a palestra foi a inovação. Segundo Sebok, o conhecimento sistematizado produz tecnologia e esta, quando gera valor, se torna inovação. "Por isso é importante não parar no conhecimento e na tecnologia, mas sim gerar inovação, que é o que leva à prosperidade num país."

Destacou ainda a importância do foco dos projetos em sustentabilidade. "A inovação sustentável foca três pilares. O retorno econômico, fundamental para que o projeto se sustente. O retorno social, como a melhoria na educação e qualidade de vida e, principalmente, o retorno ambiental, o que se pode reduzir nos impactos, não exaurir os recursos naturais, para que tenhamos um planeta bom para nossos filhos viverem."

Abordou também a questão global, das enormes potencialidades abertas no mercado internacional abre, pela internet. "A internet fez o mundo se tornar plano, podemos produzir um produto em toledo e vender para qualquer país do mundo. Há 20 anos não se imaginava esse mercado potencial, que é de 7 bilhões de oportunidades, não apenas cerca de 16 milhões no Paraná. Por isso é importante ter a capacidade de interpretar as oportunidades, abrir a visão, pensar global, investir logo cedo em projetos que tem escala inernacional, que podem transbordar para outros países e gerar retornos mundiais", analisa Sebok.

A programação

Mais dois eventos serão realizados. A terceira palestra será no dia 27 com o tema "Cenários para Tecnologia e Inovação: Bioeconomia e Sustentabilidade", com o professor doutor em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia Eduardo Bittencourt Sydney.

Para finalizar a programação, no dia 28 de maio o encontro será sobre a Inovacred – Linhas de Crédito para Inovação, com atendimento aos empresários após o evento. A apresentação será realizada pela FINEP e Agência Fomento Paraná.

A organização é da Acit e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Fomento Paraná, Finep e PMI Paraná.