fbpx

Palestra com especialista mostra cenário positivo da construção civil

13 de maio de 2015

O cenário e indicadores da construção civil mostram grande potencial de crescimento na região Oeste, especialmente em Toledo. Esta foi a principal informação apresentada na palestra com o consultor do Sebrae Marcos Kahtalian, na noite de terça-feira (12), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

O evento organizado pelo Núcleo Setorial de Imobiliárias e Programa Obra Nota 10, do Sebrae, reuniu mais de 100 empresários e profissionais dos segmentos de imobiliárias e construção civil, como preparação ao 7º Feirão de Imóveis, que será realizado de sexta-feira (15) a domingo (17), em Toledo.

Kahtalian ponderou que o cenário brasileiro é ruim, porém a região Oeste está melhor, especialmente em Toledo, que indica quadro bastante promissor para investimentos no setor imobiliário. Enquanto há cidades que estão vivenciando redução na população, em Toledo há crescimento populacional e geração de novos empregos. "Enquanto Curitiba teve saldo negativo de empregos no primeiro trimestre desse ano, em Toledo foi positivo", mencionou.

Segundo pesquisa realizada pelo consultor, nos últimos 10 anos Toledo foi a cidade do Oeste que mais cresceu na verticalização. "Em termos de edificação vertical, o município cresceu 125%." Outro dado é que cerca de 12 mil famílias moram em casa alugada, enquanto a cidade produz menos de mil unidades/ano.
Das cidades do Paraná, em sua opinião, Toledo é uma das que mais se destaca, junto com Guarapuava, pela dinâmica da economia. "Não é que não sofrem com a ‘crise econômica, mas sofrem menos", afirmou.

De acordo com o coordenador do Núcleo Setorial de Imobiliárias, Vanderlei Goettems, a palestra trouxe informações importantes aos empresários. "São indicadores positivos. Toledo se diferencia de muitas cidades, tem atrativos que faz com que tenhamos otimismo para trabalhar e atender a demanda da população", ressaltou.

Feirão de Imóveis

Sobre o 7º Feirão de Imóveis, Vanderlei destaca que a expectativa é muito boa. "Teremos todos os tipos de imóveis, na planta ou prontos, em apartamentos, casas, lotes, imóveis comerciais nos mais diversos segmentos, tanto para aquele que sonha com a casa própria como também para investidores", frisou.

A feira contará com a participação de 10 imobiliárias do Núcleo e convidadas, e será aberta na sexta-feira (15), às 19 horas, no Shopping Panambi, em Toledo. As imobiliárias que estarão presentes no feirão são Ativa, Pacto, Panorama, Elo, Modelo, Plena, Giaretta, Dal Bosco, Lokatell e VIG.