Campanha Outubro Rosa é lançada na Acit

3 de outubro de 2013

Outubro é o mês em que é comemorada a luta contra o câncer de mama. Na manhã desta terça-feira (03) os membros da Diretoria da Mulher Empresária e Executiva, a Secretária de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira, juntamente com os demais representantes das instituições parceiras do Outubro Rosa, se reuniram na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) para o lançamento da campanha e entrega dos materiais.

A campanha, que acontece em âmbito nacional, tem o objetivo de informar as mulheres sobre o Câncer de Mama e, incentivá-las a conhecer o seu corpo e se prevenir. Segundo a Secretária de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Toledo, as neoplasias são a segunda causa de morte no município de Toledo, e ressalta que as chances de cura são maiores se a doença for diagnosticada no início. “Por isso as mulheres precisam se conscientizar da importância de realizar os exames preventivos e pensar na sua saúde e da sua família, não só esse mês, mas durante o ano todo”, conclui.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) vai disponibilizar um mamógrafo durante todo o mês de Outubro (inclusive aos sábados) com uma cota ilimitada, para que todas as mulheres entre 45 e 69 anos, possam fazer a mamografia. O encaminhamento médico necessário para a realização dos exames pode ser retirado no Posto de Saúde por meio de consulta, ou no consórcio. “Nosso dever como administradores públicos é trabalhar a prevenção e também o diagnóstico e a cura do câncer”, ressalta o secretário executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti.

Para o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Odacir Fiorentin, “a cidade, através da Acit e de todos os parceiros da campanha, mostra que é possível transformar a saúde, não só relacionado ao atendimento médico hospitalar, mas por meio de uma mudança de cultura, de pensamento”.

A idéia de reunir todas as entidades que já tinham ações de prevenção a doença para realizar um movimento só, partiu da Acit. “O objetivo foi evitar que acontecessem vários eventos sobre o mesmo tema, no mesmo dia”, conta a Diretora da Mulher Empresária, Gladis Stockmann. Há mais de dois meses que as entidades vêm se organizando para preparar a programação da campanha.

A programação começa com a realização de orientação de exames simples de saúde em colégios estaduais de 3 a 8 de outubro. No dia 5 acontece a abertura oficial do evento na Unidade de Saúde do jardim Europa das 08h às 18h, com ações de coleta de preventivo e orientação sobre o câncer de mama. Os participantes participaram do Dia da Beleza, com pintura de unhas e corte de cabelo. No mesmo dia, às 20h no Teatro Municipal, o Grupo Escola de Atores e Cia. Vida é Sonho, de Foz do Iguaçu , apresentará a peça teatral “As Mulheres”. Outra peça teatral será realizada no dia 8, as 08h, intitulada Missão Saúde.

No dia 11 de outubro a programação segue com a Jornada Médica, e com uma palestra sobre o câncer de mama ministrada por profissionais da área, no Auditório da Casa de Maria às 19h. A Caminhada de Conscientização Outubro Rosa acontece no dia 13, com saía prevista para às 7:46h no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal). No dia 19, ações de orientação visando à prevenção do câncer serão realizadas na Praça Willy Barth, das 8h às 12h. No dia 26, também na Praça Willy Barth das 8h às 12h, acontece uma ação de orientação visando a prevenção do câncer de mama e recreação infantil.

Em Toledo, a Acit estimula a participação da população, empresas e entidades através do uso de fitas cor de rosa para simbolizar o combate à doença.