Obras no Aeroporto Municipal de Toledo são entregues

1 de julho de 2016

Em cerimônia que reuniu autoridades, lideranças empresariais, empresários dos mais diversos setores e cidadãos toledanos, foram entregues as obras do terminal de passageiros e demais melhorias do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, na noite de quinta-feira (30).

Iniciadas em junho do ano passado, as intervenções foram realizadas por meio de uma parceria entre o Governo Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e empresários. A intenção é garantir que o município tenha condições de receber voos intercalados e comerciais.

O Executivo Municipal, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), realizou os trabalhos de ampliação e reforma do Terminal de Passageiros (TPS), além da pavimentação e Seção Anti-Incêndio (SCI). Em contrapartida, a ACIT garantiu a equipagem do Aeroporto com a aquisição de esteira de bagagens, detector de metal pórtico e manual, raio-X para inspeção de bagagem e demais equipamentos para comodidade aos passageiros. O total dos investimentos já ultrapassa R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1.523.080,00 por parte da Prefeitura e R$ 300 mil aplicados nos equipamentos.

De acordo com o presidente da ACIT, Flávio Furlan, a conclusão das obras representa mais um passo para que o município volte a ter linhas regulares de transporte aéreo. “Já tivemos linha comercial na década de 90, regredimos, passamos a ter somente voos privados e agora temos o aeroporto readequado, numa demonstração que o poder público junto com iniciativa privada consegue avançar mais rápido para atender as necessidades do município. É um momento de satisfação para todos nós e agora temos que trabalhar para conseguir que uma linha áerea regular seja estabelecida no nosso aeroporto”, ressalta.

Para o prefeito Beto Lunitti, a parceria foi fundamental para a realização dos investimentos. Segundo o gestor municipal, o objetivo é promover o desenvolvimento do município. “Nossa intenção é possibilitar que o nosso Aeroporto se torne comercial, tendo em vista que já conquistamos reclassificação da pista, que passou de PCN 8 para PCN 33”. Para a aviação, PCN é um número que indica a resistência de um pavimento. Em inglês, é uma abreviatura de Pavement Classification Number.

Ainda segundo o prefeito, a parceria com a Acit demonstra a confiança no Governo Municipal e a união da sociedade toledana em prol do desenvolvimento. A consultoria que apontou a viabilidade dos investimentos no Aeroporto Municipal foi financiada pelas empresas Prati-Donaduzzi, Fiasul, Hotel Maestro, Belenzier, Rede Alta e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT).

Para a conclusão dos trabalhos é preciso apenas finalizar as obras de pintura de sinalização da pista e do pátio de manobras. A administração municipal ainda solicitará a certificação do Aeroporto Municipal para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a fim de receber os voos com até 72 passageiros.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, do vice Adelar Holsbach e secretários municipais, vereadores, do presidente da Acit, Flávio Furlan e diretores, dos empresários da Fiasul, Rainer Zielasko e José da Luz Ôchoa, da Prati Donaduzzi, Luiz Donaduzzi e Eder Mafissoni, de Luiz Carlos Dalcanalle Filho, neto do pioneiro que empresta o nome ao aeroporto, entre outros presentes.