Núcleo Setorial de Mecânicas promove palestra sobre  Normas de Segurança no Trabalho

5 de agosto de 2014

O Núcleo Setorial de Mecânicas, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com a empresa Treinaset, promoveram nesta a palestra "Porque a minha empresa precisa atender as Normas de Segurança do Trabalho?", dirigida a empresários do setor automotivo, na sexta-feira (01).

A palestra teve como facilitador o pedagogo, técnico em Segurança do Trabalho e bombeiro civil, Manoel Carlos Barbosa, que abordou sobre as normas regulamentadoras que abrangem o setor automotivo. Explicou sobre a importância de se trabalhar com segurança, reconhecer os riscos no ambiente de trabalho e as medidas de controle necessárias na prevenção dos riscos, para evitar a ocorrência de acidentes e consequentemente as ações trabalhistas.

O facilitador também esclareceu as dúvidas dos empresários sobre as documentações exigidas pelo Ministério do Trabalho, para evitar problemas quando o funcionário for se aposentar e precisar da documentação pertinente a sua vida laboral no período em que trabalhou na empresa. Neste sentido, destacou a necessidade de implementar dos programas de prevenção de risco ambiental (PPRA), de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), entre outros, controle de entrega dos equipamentos de segurança, sobre as documentações necessárias que servirão no caso de possíveis ações trabalhistas, bem como na melhoria da qualidade de vida do colaborador e do processo produtivo.