Núcleo irá fomentar Escola de Auto Mecânica em Toledo

27 de fevereiro de 2018

Para discutir a viabilidade de implantação de uma Escola de Auto Mecânica na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná (Senai Toledo), o Núcleo Setorial de Mecânicas, vinculado à ACIT, reuniu-se na noite de segunda-feira (26).

O Núcleo debateu sobre o objetivo em treinar e orientar jovens que desejam inserir-se no mercado, qualificando-os para atuar nas mecânicas de Toledo.

Segundo o coordenador do Núcleo de Mecânicas, Helio Rodrigues Chaves, a demanda é antiga e o Sindicato das Empresas de Reparação e Veículos do Paraná (Sindirepa-Oeste/PR) é parceiro na iniciativa. “Muitas vezes precisamos de pessoas para trabalhar e não conseguimos, assim, o Senai é um agente extremamente importante nessa formação. Fomentamos cursos e o intuito é formar ainda mais pessoas aptas para o trabalho de mecânico”, conta.

Helio Chaves revela que há alguns anos, a Escola formou diversos profissionais. “Por alguns motivos, demos uma pausa no projeto, mas a ideia é continuar, sendo que temos muitos profissionais no mercado, formados graças a este ensino. Queremos trazer novos cursos, professores especializados, incentivando os alunos a se adequarem ao que o mercado exige, estando sempre atualizados.”

O coordenador ressalta que o próximo passo é realizar a formação básica de alunos. “Com esse ensino, eles poderão ser contratados, sendo que já estarão prontos para o trabalho. Em seguida, será a vez do treinamento avançado.”

O integrante do Núcleo, Lieser Belenzier, reforça a importância do aprendizado. “Esse atendimento vem ao encontro do Programa Menor Aprendiz, que dá oportunidade para jovens de 14 a 24 anos, sendo que o trabalho será absorvido pelos empresários após os 18 anos”, conclui.