Núcleo Gestão de RH realiza treinamento ‘Relação entre Cultura Organizacional e Segurança Psicológica’

21 de agosto de 2023

O Núcleo Gestão de RH, vinculado ao Programa Empreender da ACIT, realizou no dia 17 de agosto, o treinamento ‘Relação entre Cultura Organizacional e Segurança Psicológica’. A capacitação foi ministrada pela Psicóloga Laís Raycik da empresa AAltran Desenvolvimento de Profissionais e teve como objetivo fortalecer o entendimento sobre a relação entre cultura organizacional e segurança psicológica, além de implementar ou aprimorar práticas relacionadas à segurança psicológica nas empresas participantes.

O treinamento faz parte do Projeto Empreender para Crescer, com o apoio do Sicoob Meridional. Durante a capacitação, a psicóloga enfatizou a importância de criar ambientes de trabalho onde os funcionários se sintam confortáveis e seguros para expressar suas ideias e opiniões, destacando os benefícios não apenas para os colaboradores, mas também para as empresas, como aumento da produtividade, autenticidade, criatividade e inovação. “E neste contexto, o RH e as lideranças precisam compreender e saber como oportunizar um ambiente de confiança e abertura, tornando o local de trabalho seguro psicologicamente.”, conta.

A coordenadora do Núcleo Gestão de RH, Eliza Rettore de Matos, explicou que o treinamento foi uma resposta a uma necessidade identificada no planejamento estratégico do Núcleo, devido à crescente relevância do tema nos negócios. “Buscamos a capacitação dos profissionais do Núcleo para que possam levar até suas empresas, ações, insights e métodos que contribuam para o fortalecimento e desenvolvimento de rotinas de trabalho que contemplem ambientes, situações e momentos que aliviem o stress e favoreçam saúde mental dos colaboradores”, conclui.

Fazem parte do Núcleo Gestão de RH, as empresas:

Acit, Base Desenvolvimento, Gemper Gestão Empresarial, Uniprime, Sicredi Progresso Pr/Sp, Maxicon Sistemas, Morbeh Supermercados, Cima, Rodolucas Transportes, Sicoob Meridional, Bompel, Inomaq, Belenzier Auto Center, Eco Contabilidade, Central Tintas, Padrão Contabilidade, Level Up Consultoria, Mfh Treinamentos, Schorr Supermercados, Difere Consultoria, Cresol Integração, Piana Engenharia Ltda e Prati Donaduzzi.