Núcleo de RH recebe minipalestras sobre temas importantes ao setor

12 de setembro de 2019

Fundamental dentro das organizações e elo entre os gestores e colaboradores, o setor de Recursos Humanos ganhou recentemente um Núcleo Setorial, pelo Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e agora é hora de aprender ainda mais. Na noite de segunda-feira (09), o grupo recebeu minipalestras sobre os temas ‘Indicadores de RH’ e ‘Desligamento do colaborador’.

Os assuntos, destinados aos profissionais responsáveis por recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação, qualificação, entre outras atividades, foram apresentados por integrantes do Núcleo.

Valdeci Oliveira, da empresa Tectron, falou aos colegas sobre Indicadores de RH. “Adotar a cultura de mensurar resultados tem sido algo bastante discutido e disseminado nas culturas organizacionais. O interesse por essas métricas tem crescido em função da concorrência acirrada que busca o diferencial no mercado competitivo”, conta.

Ele comenta que a definição e implementação de indicadores é fundamental para ter um parâmetro da eficácia da gestão e de quanto a contribuição das pessoas podem impactar nos resultados das organizações. “Quem não mede, não gerencia. Acredito que os indicadores de RH são de extrema importância para os colegas do Núcleo e consequentemente para as empresas na qual atuam, pois permite uma série de análises da empresa, tanto no aspecto comportamental, como no estrutural”, explica.

Tuíse Rauber, da Gemper Gestão Ponto, também fez apresentação aos colegas do Núcleo de Recursos Humanos. Ela tratou sobre um dos momentos mais delicados para os profissionais, o desligamento do colaborador. “Citei alguns impasses que o gestor de RH pode se deparar e quais providências legais devemos tomar, como quando o empregado pede demissão verbalmente e some da empresa, quando o empregado se nega a assinar o aviso, quando o empregado é demitido e se nega a cumprir o aviso, dentre outras situações.”

A psicóloga e coach Stela Meneghini, da empresa Base Desenvolvimento, também falou sobre o assunto. Ela reforçou alguns cuidados que devem ser tomados ao comunicar o empregado sobre seu desligamento. “Sempre ser cordial, educado, respeitar o colaborador e agradecer pelo tempo que contribuiu com a equipe”, conclui.