Núcleo de Inovação conhece novas plataformas do Ministério da Educação

19 de junho de 2018

O Núcleo de Inovação, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que busca por fomento ao desenvolvimento regional, recebeu na manhã de terça-feira (19) uma palestra sobre duas novas plataformas do Portal do Ministério da Educação (MEC).

O integrante do Centro de Computação Cientifica e Software Livre (C3SL) e professor do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade Federal do Paraná, campus Palotina, Jéfer Benedett Dörr, falou sobre a plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais MEC, que permite aos professores da rede pública acesso a vídeos e animações destinados à educação e, ainda sobre o Linux Educacional, projeto que incentiva o melhor aproveitamento dos ambientes de informática nas escolas.

Ele conta que a Universidade colabora na divulgação dos portais e testes das plataformas. “São projetos em desenvolvimento que devem ser lançados oficialmente pelo Ministério da Educação em breve.”

Segundo o coordenador do Núcleo de Inovação da Acit, Márcio Pinheiro, trazer novas temáticas para debate permite mais conhecimento aos integrantes do grupo empresarial, que conta com representantes de universidades e empresas de tecnologia. “São assuntos que fogem do nosso cotidiano. Por exemplo, pudemos saber mais sobre ferramentas que serão utilizadas no Brasil todo e contam com participação da nossa vizinha, UFPR de Palotina.”

Jéfer Dörr ressalta a importância do espaço para poder tratar sobre educação. “O Núcleo de Inovação nos ofereceu abertura para mostrar um projeto que tem alto impacto na educação. Nosso interesse é que a Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais MEC e o Linux Educacional sejam utilizados por educadores e educandos da melhor forma possível”, conclui o professor de Licenciatura em Computação.