Núcleo das Escolas de Idiomas realiza treinamento para professores em busca de alto desempenho

30 de janeiro de 2019

Integrantes do Núcleo Setorial das Escolas de Idiomas, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participaram de treinamento na sexta-feira (25) e no sábado (26), que teve carga horária de 21 horas, ministrado pelo instrutor Moacir Rauber.

O treinamento proporcionou aos participantes reflexões para o uso de técnicas e ferramentas de Coaching para o Professor de Idiomas alcançar metas profissionais e pessoais, visando aumentar a produtividade.

Segundo Moacir Rauber, o Programa do Professor Coach trabalha com as ferramentas que um processo de coaching utiliza para o desenvolvimento pessoal que podem ser usadas por qualquer profissional para aumentar o desempenho no seu ambiente organizacional. “Foi um período dedicado ao processo de reflexão que produz resultados. Reflexão sem ação é sonho; e a ação sem reflexão é loucura. Por isso, a complementaridade entre ação e reflexão faz com que um profissional tenha alto desempenho, inclusive o professor de idiomas. Foram feitas reflexões e apresentadas técnicas para implementá-las”, explica.

Ele destaca que o programa trabalhou com o desafio atual de que cada profissional deve estar onde diz que está. “São tantas as possibilidades de distração que manter o foco é um grande desafio e isso é fundamental para se ter resultados. Neste caso, foram aplicadas algumas técnicas para desenvolver a atenção plena.”

Ao final do treinamento, os participantes foram levados a assumir compromissos de ação na esfera pessoal e organizacional. “Relembramos a premissa de que somos reflexo das ações que colocamos em prática. Portanto, o momento exige movimento consciente que pode ser alcançado ao se desenvolver a Inteligência Emocional para viver a vida com mais leveza; ao se apropriar da Psicologia Positiva para sempre ver as possibilidades; ao se fortalecer mentalmente por meio da Programação Neurolinguística e aumentar o desempenho; e, por fim, para contar a sua melhor história permitindo que os outros também o façam. O Coaching é uma ferramenta que possibilita articular essa evolução,” enfatiza Moacir Rauber.

Aperfeiçoamento profissional

Segundo Rosan Luiz do Prado, que assumiu a coordenação do Núcleo das Escolas de Idiomas para 2019, o treinamento foi uma oportunidade para refletir sobre as práticas como profissional e principalmente como pessoa. “Foi possível compreender que a ‘saída” está para dentro de cada um e não externamente. A ferramenta de coach proporciona este olhar para si e para seu propósito, a sua missão no mundo”, frisa.

Para a integrante do Núcleo, Ana Luiza Duffeck Gruber, começar o ano com esse treinamento foi muito significativo para as equipes das escolas. “Estamos sempre em busca de aperfeiçoamento. Com as ferramentas que recebemos, certamente seremos ainda mais assertivos e faremos com que nossos alunos aprendam de forma ainda mais rápida e fácil, estando bem assessorados.”

Ressalta ainda que as atividades dos Núcleos Setoriais contribuem muito para o fortalecimento dos diversos segmentos que participam do Empreender, por meio da Acit. São 19 Núcleos, entre Setoriais, com empresas do mesmo setor e, Multissetoriais, com participação de empresas de segmentos distintos. Ao todo, são mais de 200 empresários envolvidos.