Núcleo de Gastronomia recebe mini palestra sobre eSocial

22 de maio de 2019

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, também conhecido como eSocial, foi pauta em encontro do Núcleo de Gastronomia, do Programa Empreender, da ACIT, na manhã desta quarta-feira (22).

O grupo recebeu as representantes da empresa Gemper Gestão de Ponto, Valdirene Freitas e Tuíse Rauber, para tratar sobre o sistema que dentre outras soluções, visa facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores.

Valdirene Freitas ressalta os temas abordados. “Falamos sobre as principais alterações da reforma trabalhista envolvendo as jornadas de trabalho dos empregados, escalas para as empresas que abrem aos domingos, intervalos obrigatórios e trabalho intermitente. Também abordamos os principais prazos que o eSocial exige das empresas hoje, como o envio das informações das admissões, exames, aviso prévio, férias, afastamentos e desligamentos. Para os empresários, a centralização das informações em um só lugar, muitas vezes eliminando documentos que acabavam sendo entregues em duplicidade.”, conta.

Tuise Rauber comenta que os assuntos são de extrema importância se tratando de empresas que abrem os sete dias da semana. “O controle de jornada dos empregados precisa ser controlado rigorosamente para que se consiga cumprir todas as normas e ainda não ter problemas com passivos trabalhistas.”

Para o coordenador do Núcleo, José Emanuel Alén, as pontuações foram essenciais ao grupo, que apresentava muitas dúvidas. “Foi bastante esclarecedor, tendo em vista que temos empresas integrantes do Núcleo que trabalham em horários diferenciados, com contratação de funcionários de forma convencional, mensalistas, horistas, entre outros regimes, por isso a importância de sabermos mais sobre o eSocial”, conclui.

Ainda no encontro, o Núcleo de Gastronomia falou sobre o Projeto de Lei n°16/2019, que será discutido em Audiência Pública nesta semana.