Mulheres participam de palestra e curso de manutenção preventiva de veículos

10 de outubro de 2016

A manutenção preventiva de veículos foi tema de palestra e de minicurso na abertura oficial da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, na noite de sexta-feira (7), no Centro de Eventos Desiré Refosco, organizados pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), por meio do Núcleo Setorial de Mecânicas, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, e Núcleo setorial da Mulher Empresária.

Conforme ressalta o coordenador do Núcleo Setorial de Mecânicas, Silvio Ribeiro, este é o sétimo ano de realização do evento, que a cada vez atrai mais público. “Tivemos mais de 110 mulheres e esta participação cada vez maior é motivo de satisfação para o Núcleo. Realizamos ações preventivas e motivações para que as pessoas cuidem melhor de seus veículos, façam as manutenções, especialmente agora nesta época próxima das férias. E a cada ano vemos as mulheres ainda mais interessadas, conhecendo melhor os veículos, chegam nas oficinas já com um diagnóstico prévio, por isso, acreditamos que estamos atingindo nosso objetivo”, diz.

A minipalestra foi conduzida pelo técnico Thiago Dotta, que fez uma breve apresentação de itens que devem ser observados preventivamente e indispensáveis para a segurança. “Procuramos passar orientações de uma forma simples e direta. A manutenção preventiva pode ser programada, é mais barata, importante para a segurança das pessoas e evita muitos problemas e danos aos veículos”, frisa.

De forma geral, uma dica do técnico é que as mulheres leiam o manual do carro, pois contém uma programação de manutenções e itens de substituição. “A maior causa de acidentes é a falta de manutenção do carro, pneus com desgaste, freios com defeitos, entre outros. Nossas vidas dependem de carros bons, e falta de manutenção leva a acidentes, muitas vezes fatais.”

O técnico recomenda ficar atento aos itens básicos. “Sempre recomendamos verificar os óleos lubrificantes, nível de água do radiador, os freios, entre outros itens muito importante para a segurança do carro. Quando o motorista perceber algo anormal, indicamos procurar logo o mecânico, e dificilmente o motorista vai ficar na estrada.”

Curso prático

Em pequenos grupos, as mulheres puderam conhecer na prática o funcionamento dos veículos, nos segmentos de ar condicionado, elétrica, airbag e lataria, motor, caixa e correia, suspensão, freio, alinhamento e balanceamento e troca de pneus. A orientação foi feita por profissionais das empresas do Núcleo Setorial de Mecânicas.

A empresária Araneli Cláudia Ferrazoli salienta que é muito importante buscar aprendizado. “Participei no ano passado e neste ano trouxe algumas amigas. O curso ensina aspectos básicos, para ter noção sobre o funcionamento de um veículo. Muitas vezes, pela falta de conhecimento, não se dá importância para os cuidados, e por meio desta iniciativa mudamos nossas atitudes”, diz.

Marlene Escher Bieger, de Vila Ipiranga, foi convidada por uma oficina mecânica integrante do Núcleo Setorial, participou pela primeira vez e considerou muito produtivo. “Achei muito interessante. Na verdade, são coisas básicas que deveríamos saber como motoristas, mas falta a orientação. Foi uma oportunidade, quase única, de aprender e fazer na prática, como por exemplo, trocar um pneu. Valeu a pena participar.”

Outro evento que integra a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul será o Pit Stop – Campanha de Conscientização e Manutenção Preventiva de Veículos, programado para o dia 22 de outubro, no Parque Ecológico Diva paim Barth. As pessoas podem levar os veículos para uma revisão gratuita, durante o dia todo. A realização é do Núcleo Setorial de Mecânicas e Sindirepa.