Milhares de pessoas acompanharam a abertura do Natal Encantado de Toledo

14 de novembro de 2022

Para celebrar a chegada do Natal, milhares de famílias acompanharam de perto a abertura do Natal Encantado de Toledo, na Praça Willy Barth, na sexta-feira (11).

Uma noite repleta de surpresas. No ponto alto do evento, a figura mais esperada desceu – radicalmente – de rapel da torre da Catedral Cristo Rei, acompanhada de uma chuva de balas às crianças. Depois disso, o Papai Noel foi para sua casa, especialmente montada, decorada e pronta para receber visitantes.

Antes disso, o evento contou com a participação da Orquestra de Sopros de Marechal Candido Rondon, que apresentou uma emocionante Cantata de Natal.

Ainda na noite de comemorações, as luzes natalinas da cidade foram acesas pela Prefeitura Municipal, dando mais brilho ao Natal Encantado de Toledo. Diversas ruas, incluindo o Largo São Vicente de Paulo e a Praça Willy Barth ganharam iluminação especial.

A cerimônia de abertura foi conduzida pelo jornalista Valdinei Rodrigues. Entre as autoridades e lideranças presentes na abertura da programação natalina, estavam a presidente da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, o prefeito Beto Lunitti, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Leoclides Bisognin, o Secretário Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo o Padre Hélio Bamberg, Pároco da Paróquia Cristo Rei, o diretor de Marketing e Prescrição Médica da Prati Donaduzzi, Edilson Bianqui, o vice-presidente do Sicoob Meridional, Sonir Dalla Barba, o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Zarpellon,

O bom velhinho e seus duendes seguem até o dia 23 de dezembro na Praça Willy Barth, prontos para receber visitantes e tirar fotos com as crianças. O atendimento é gratuito, diariamente das 19h às 22h.

Programação completa:

A programação seguiu no sábado, dia 12 de novembro com apresentação do Coral Encanto de Viver e Coral Sadia BRF Encanto.

Na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro apresenta-se às 20h na Praça Willy Barth o CTG Chama Crioula. Nos dias 19 e 20 de novembro, o público poderá conferir as performances do Circo Ático – Circo do Noel.

Seguindo a programação do Natal Encantado de Toledo, no dia 27 de novembro, domingo, quem se apresenta na Praça Willy Barth é o Coral Feminino Encanto Sul, Coral Sicoob Caminho da Luz e Coral Sicoob Meridional.

Para iniciar o mês de dezembro, o público poderá conferir apresentação de ballet com o Núcleo Acadêmico de Dança (NAD) no dia 3 e ArteMúsica no dia 4 de dezembro.

No dia 11, será a vez do CTG Província Gaúcha se apresentar. E para iniciar a semana, na segunda-feira, dia 12, apresentação do Ballet Petit Ballet AER Sadia; na terça-feira, dia 13, será a vez da apresentação do Coral Unioeste e Coral da CAA / OAB Toledo; na quarta-feira, dia 14, apresentação do CTG Estância da Liberdade; na sexta-feira, dia 16, performances do Circo Ático – Circo do Noel. E para finalizar a semana, Encenação da Peça Teatral Contos de Natal, com o grupo Os Amadores Cia de Teatro, nos dias 17 e 18 de dezembro.

A última semana do Natal Encantado de Toledo traz no dia 19 de dezembro, apresentação da Banda SERPRATI; Encenação da Peça Teatral Contos de Natal, com o grupo Os Amadores Cia de Teatro no dia 20; Orquestra Sanfônica de Pato Branco no dia 21; Coro Cênico SERPRATI no dia 22. E para finalizar as atrações culturais, apresentação de Auto de Natal no dia 23 de dezembro com participação do Coro Feminino Clareana, Coro Masculino Netuno, Coral Cristo Rei e Os amadores CIA de Teatro.

Todas as atrações são gratuitas e acontecem na praça Willy Barth, a partir das 20h. A Casa do Papai Noel ficará aberta para visitação até o dia 23 de dezembro das 19h às 22h. A entrada é gratuita e segue uma ordem de senhas distribuídas no local.

Natal nos bairros

Neste ano, os bairros Grande Pioneiro, Jardim Panorama e Jardim Porto Alegre também serão contemplados com as ações de Natal, por meio do Programa Empreender da ACIT.

No dia 26 de novembro, sábado, o Núcleo Territorial do Jardim Panorama realiza atividades aos fundos do Ginásio de Esportes Lauri José Simon, a partir das 18h com recreação infantil e início das atrações locais a partir das 19h30.

No dia 8 de dezembro será a vez do Núcleo Territorial da Grande Pioneiro. As comemorações de Natal iniciam às 18h no Terminal de ônibus do bairro com recreação infantil e atrações culturais.

Para finalizar as comemorações natalinas, o Núcleo Territorial do Jardim Porto Alegre realiza no dia 10 de dezembro no Parque Frei Alceu Richetti, a partir das 17h recreação infantil e a partir das 18h30 as atrações natalinas.

As atividades dos bairros são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

O Natal Encantado de Toledo é uma realização da ACIT, Prati Donaduzzi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil.
Lei de incentivo à Cultura – Patrocínio: Sicoob Meridional e DPL.
Apoio: Prefeitura Municipal de Toledo.