Mercado de imóveis vive momento de estabilidade, diz especialista

Mercado de imóveis vive momento de estabilidade, diz especialista

Integrantes do Núcleo Setorial de Imobiliárias, da Acit, participaram do workshop Indicadores da Construção Civil, em Cascavel, recentemente. Promovido pelo Sinduscon-Oeste, o evento apresentou cenário atual do mercado da construção civil e de compra, venda e aluguel de imóveis novos e usados nas três principais cidades da região Oeste do Paraná: Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.

O consultor Marcos Kahtalian, da Brain Consultoria em Inteligência Corporativa, de Curitiba, destacou que o cenário é de estabilidade e de acomodação, ou seja, o setor não vivencia alta ou baixa, e sim se mantém em patamares semelhantes ao de 2013.
Foram analisados o número de liberações de alvarás e participação de empregos nestas cidades, dados que servem de base para traçar um cenário de como o setor vai se comportar no curto e médio prazos.

Segundo Kahtalian, as principais cidades da região têm mantido os patamares de liberação de alvará e geração de empregos dentro da regularidade e da média histórica, ou seja, sem oscilações que acarretem em preocupação ou euforia. "Os números estão adequados aos tamanhos de cada uma das três cidades. Não há superoferta", observa.

Conforme o coordenador do Núcleo de Imobiliárias de Toledo, Daniel Mattiello, o evento foi muito produtivo e possibilitou acesso a informações importantes na tomada de decisões. "Foram apresentados dados que indicam o momento estável na construção civil, dando segurança de que não existe possibilidade de baixa no mercado de nossa cidade, mantendo-se nos patamares de 2013", destaca Mattiello.

O evento faz parte de um projeto de monitoramento e estudos de mercado, realizado pelo Sinduscon-Oeste em parceria com o Secovi, Sebrae-PR e programa Obra Nota 10.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.