Leonardo Superti, da CustomerX é o vencedor do Prêmio Destaque Jovem Empreendedor

31 de outubro de 2023

A primeira edição do Prêmio Toledo Destaque Jovem Empreendedor, realizado pelo Cojem, vinculado à ACIT, foi uma novidade neste ano. O prêmio, que teve inscrições abertas no mês de julho, recebeu diversas inscrições de jovens entre 18 a 39 anos, proprietários de uma micro ou pequena empresa, estabelecida há pelo menos um ano em Toledo, nas áreas de serviços, comércio ou indústria.

Os inscritos passaram por uma comissão julgadora, formada por membros do Cojem, PUC PR e Sebrae PR, que realizaram a seleção dos candidatos que atenderam aos requisitos presentes no regulamento. Depois disso, foram realizados diagnósticos de gestão em cinco pontos: gestão financeira, gestão comercial, gestão de processos, gestão da inovação e gestão de pessoas.

Dentro de todos os critérios, o empresário vencedor foi Leonardo Superti, da empresa CustomerX. Ele recebeu seu prêmio na cerimônia de entrega do Prêmio Toledo Destaque Empresarial no sábado (28) no Yara Country Clube.

Superti tem 35 anos, iniciou sua vida profissional em um escritório contábil em Toledo, e depois trabalhou por algum tempo no Rio de Janeiro e em São Paulo.

De volta a Toledo, Leonardo trabalhou em uma empresa de tecnologia, com a implantação de softwares de gestão. Em 2017, após participar de um evento de inovação, o desejo de empreender se tornou real, e em poucos dias nasceu uma empresa inovadora, uma startup. Segundo relatado em sua inscrição, a busca por investidores foi, talvez, um dos maiores desafios, que foi sendo superado com o passar do tempo.

Durante a pandemia, em 2020, cancelamentos de contratos fizeram a empresa balançar e a busca por conhecimento, informação, mentorias e novos investidores o ajudaram a encontrar novamente o equilíbrio. A retomada do crescimento ocorreu em 2022, ano em que a empresa foi listada entre as top 100 open startups, entre as 100 startups do Brasil que mais fazem negócios com grandes corporações em inovação aberta.

A CustomerX é um software de gestão de Customer Success, que visa diretamente o sucesso dos clientes, que é atingido quando os clientes conquistam os seus objetivos através das interações com a empresa. Através do Customer Success empresas de faturamento recorrente do mundo todo têm conseguido reduzir as taxas de cancelamento, aumentar a satisfação dos clientes e ainda aumentar o faturamento através do upsell e indicações de seus clientes. Com o CustomerX, são extraídas informações cruciais que determinam se o sucesso do cliente de fato está sendo atingido, dando à empresa ferramentas para agir proativamente para garantir o sucesso do cliente através de uma interface simples e objetiva.

Segundo o empresário, receber o Prêmio foi um reconhecimento inimaginável. “Foi uma experiência que não havia experimentado nessa vida. Eu definitivamente me senti homenageado pela forma em que contaram a minha história e a história da CustomerX. Nas primeiras palavras, muito antes de citar meu nome como vencedor do prêmio, eu já havia me reconhecido e meus olhos logo se encheram de lágrimas. Todos os meus amigos e amigas empreendedoras sabem o quão difícil, solitária e incompreendida nossa jornada é, muitas vezes somos vistos até como vilões da história, mesmo fazendo parte de algo tão indispensável para o desenvolvimento da nação. Deixo meu agradecimento ao COJEM e ACIT, assim como à PUC-PR e Sebrae pelo processo de seleção e pela escolha da minha pessoa como Destaque Jovem Empreendedor de 2023.”

O Prêmio Toledo Destaque Jovem Empreendedor é uma realização COJEM e ACIT;
Patrocínio Diamante: SICOOB;

Patrocínio Ouro: Result;

Patrocínio Prata: Colônia;

Patrocínio Bronze: Paturi Psicultura e Imperium Soluções em Premiações;

Apoio: PUC PR e SEBRAE PR.