Inteligência Artificial foi tema de LIVE no InovAcit

4 de março de 2021

Máquinas que pensem e reajam como o ser humano. O conceito te assusta ou te entusiasma?!

O assunto Inteligência Artificial (IA) foi tema da LIVE desta quinta-feira (03) no InovAcit. O diretor de Inovação da Acit, Márcio Pinheiro recebeu em videochamada o Doutor em Ciência da Computação, Thiago Naves.

O objetivo da conversa foi esclarecer como a IA pode otimizar tarefas de forma simples e rápida. O principal exemplo citado foi o Chatbot, programa de computador que simula um ser humano na conversação com pessoas, aplicado principalmente em sites de produtos e serviços.

Thiago Naves explicou ainda, que a IA não vem para substituir o trabalho dos profissionais, mas para descentralizar atividades. “De fato, resolve demanda e soluciona problemas, assim as pessoas podem focar os esforços em demais áreas. Para ingressar no mundo da IA é preciso ter em mente alguns pontos: isso irá elevar o nível de serviço, aumentar as vendas e resolver problemas. Se a resposta for sim, é hora de começar a entender a importância da ferramenta na gestão.”

Outro exemplo citado pelo Doutor em IA, é no uso de smartphones. “Desde um buscador por voz ao padrão de escrita que durante uma conversa sugere palavras e gírias do vocabulário da pessoa.”

Ainda durante a conversa, Thiago citou iniciativas com IA na pandemia. “Começamos em abril de 2020 um projeto de monitoramento no Paraná, com análise de dados e predição de ocupação de leitos, casos de contágio e óbitos futuros. A partir disso, nos municípios, em acordo com o projeto, analisamos o perfil individual, identificamos a localidade com maior incidência do vírus e transmissão, fator determinante para ações junto à população.”

A LIVE completa está disponível no canal da ACIT no Youtube: https://bit.ly/ACITtoledo