fbpx

INOVAMEAT: minicurso ensina usar a bolsa para lucrar mais no agro

8 de abril de 2024

O produtor rural tem que parar de pensar só em produtividade e se preocupar também com lucratividade. A afirmação é de Marcelo Gavlik da Silva, assessor de investimentos da Granoeste, que ministrou o minicurso “Aprendendo a usar a bolsa para lucrar mais no agro”, durante o INOVAMEAT Toledo 2024. O evento foi realizado de 1 a 3 de abril em Toledo, no Oeste do Estado. “Vimos no ano passado grandes safras e recorde de produtividade, porém o preço caiu de 10% a 30%, dependendo da região. O produtor não vendeu, segurou o ano inteiro, pegou crédito, e no final saiu perdendo. Teve gente que fechou no negativo”, contextualiza.

Para Silva, o mercado financeiro é o caminho para o produtor “parar de especular”. “Parece um contrassenso, pois normalmente acha-se que bolsa é especulação, mas é ao contrário. A única forma da gente estar protegido da baixa e participando da alta, é no mercado financeiro”, defende.

Ele sugere que o produtor que deseja começar a investir na bolsa busque uma assessoria especializada.  O trabalho vai levar em conta a realidade do produtor, o custo de produção, o potencial produtivo, a área de produção e a região da propriedade, com objetivo de olhar o mercado como um todo. “Como está a minha região contra a bolsa? Está mais atraente vender na minha região e comprar na bolsa ou vender na bolsa e segurar na minha região? Cada ano é de um jeito, cada safra é de um jeito, então estamos sempre olhando para trazer esse conhecimento, principalmente, de correlações”, explica.

Nesse sentido, ele traz exemplos: “Qual é a correlação entre a soja brasileira e a americana? Entre o milho brasileiro e a soja brasileira? Está favorável para qual? O produtor hoje tem estoque, qual ele vai vender: vende milho e segura soja ou vende soja segura milho? Fazendo essas correlações, conseguimos ajudar o produtor na tomada de decisão na hora de investir”.

 

Assessoria de Imprensa Inovameat