Mais de 2 mil pessoas passaram pelo Inovameat 2023

14 de abril de 2023

O Inovameat Toledo 2023 foi um grande evento que atraiu mais de 2,3 mil inscritos, além de visitantes e expositores, nos três dias de duração. Realizado de 11 a 13 de abril, o evento reuniu todos os elos da cadeia da proteína animal, incluindo bovinos de leite, suínos, aves e peixes.

Segundo os organizadores, a movimentação financeira na cidade foi de cerca de R$ 2,7 milhões e os números superaram todas as expectativas. A programação do evento contou com 18 palestras, sete minicursos, oito painéis e 40 expositores.

O evento abordou temas importantes para o setor, como biosseguridade, bem-estar animal, inovação e sustentabilidade na cadeia da proteína animal. Foram convidados palestrantes de renome no agro, como o professor Marcos Fava Neves, Marcos Jank, do Centro de Agronegócios Global do Insper e Arthur Igreja da FGV, além da apresentação de novas tecnologias a produtores, agroindústrias e consumidores e o Mapa Conecta, desafio de startups, que premiou as três primeiras colocadas – iRancho, PecSmart e Aquienge – Gestão em Aquicultura – com valores de R$ 4 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente.

Durante o evento, houve também o Inovameat Conecta, que teve como objetivo integrar pesquisadores e geradores de tecnologias a empresas do agronegócio, empreendedores e investidores. Participaram das apresentações cinco unidades da Embrapa, startups via Sebrae, parques tecnológicos e universidades.

Um dos grandes destaques do evento foi o anúncio feito pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, sobre a instalação de uma unidade mista de pesquisa (UMIPI) da Embrapa na cidade. A iniciativa de ter um braço da instituição de pesquisa na cidade foi da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (PR), motivada pela concentração de produtores e frigoríficos na região oeste do Paraná. No último dia do evento, o presidente da Embrapa, Celso Moretti, assinou a criação oficial da unidade de Toledo.

A presidente da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, afirma que a entidade “abraçou a ideia” e colaborou na viabilização do Inovameat, motivada pelo fato de muitos de seus 4 mil associados estarem diretamente ligados ao agro. “O objetivo deste evento, que já nasceu grande, é sempre ser melhor do que a edição anterior. Toledo já está no roteiro das grandes feiras nacionais na questão de produção de proteína animal e tem o desafio de fazer a inovação entrar na rotina dos produtores”, conta.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destacou que o Inovameat concretiza um sonho do setor produtivo local, que teve a ideia de algo parecido no início da década passada e, para torná-lo realidade, contou com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e do Sindicato Rural de Toledo.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo e presidente da Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), Edenilson Carlos Copini, percebeu uma importante evolução na segunda edição do Inovameat. “A região tem uma das melhores conversões alimentares na avicultura e que um dos mais importantes fatores envolvidos é a qualidade da ração oferecida aos frangos.”

O Inovameat Toledo foi organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Sindicato Rural de Toledo em parceria com a FB Group-Eventos, com o apoio da Prefeitura de Toledo.