InovAcit sedia reunião sobre simplificação para a abertura de empresas em Toledo

20 de março de 2023

Na tarde de sexta-feira (17), o espaço InovAcit sediou reunião organizada pela Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico para discutir a simplificação da legislação municipal para a abertura de empresas em Toledo. O objetivo da iniciativa é modernizar os processos para novos negócios no município, e para isso, a AgroDesenvolvimento contratou o Sebrae para promover uma reestruturação da liberdade econômica do município.

Diversas secretarias do município estiveram presentes, incluindo as secretarias do Meio Ambiente, Fazenda, Planejamento, além da Sala do Empreendedor e dos departamentos de Vigilância Sanitária e Informática.

Segundo o secretário da AgroDesenvolvimento, Diego Bonaldo, está sendo feita a análise da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e verificação do que é de baixo, médio e alto risco, para facilitar a abertura de empresas, com base nas novas legislações. “Estamos discutindo integração de sistemas e faremos os ajustes para acelerarmos os processos. A ideia é que no início do próximo semestre, a iniciativa deve ser concluída, facilitando o processo de abertura de empresas em Toledo, tornando o ambiente mais favorável para o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do município.”

O consultor do Sebrae, Eberson Tibes, que conduziu a conversa, fala que a ação vai criar um ambiente de negócios mais favorável para a abertura de empresas, adequando as legislações, facilitando para o empreendedor e promovendo mais desenvolvimento econômico. “Com isso, Toledo tende a se tornar mais atrativo para investimentos futuros, confirmando-se como um polo de desenvolvimento econômico da região.”

Para ele a participação das secretarias que agregam ao grupo de trabalho é fundamental para garantir que a simplificação da legislação seja feita em conformidade com as regulamentações e normas vigentes.