InovAcit sedia encerramento do 1° Start Farm Food Tech Toledo

4 de setembro de 2023

O espaço InovAcit, integrado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo sediou o encerramento do 1° Start Farm Food Tech, realizado no último sábado, dia 2 de setembro.

O evento promovido pela vertical Food Tech, de Toledo, é uma maratona de desenvolvimento de soluções para os problemas do ecossistema de alimentação. Os participantes receberam capacitações sobre conceitos relativos à startups e tiveram a missão de desenvolver soluções inovadoras para a área alimentícia.

Ao todo, participaram nove equipes, representando todas as instituições de ensino superior e cursos técnicos da região. Os pitches foram apresentados para uma banca avaliadora. Os vencedores foram Equipe OptiGrow (1° lugar), que desenvolveu uma solução para o mercado de leite; Equipe Fala AI (2° lugar), que desenvolveu uma solução para a produtividade de produções rurais e, Equipe Exons (3° lugar), que desenvolveu uma solução para o mercado de leite. Além da premiação em dinheiro, os ganhadores têm garantido suas vagas no Programa Fusion Sebrae, que faz parte da trilha de aceleração da linha Startup PR, iniciativa do Sebrae/PR, que capacita startups do Estado.

A coordenadora do Food Tech, de Toledo Djeimi Angela, conta que o evento superou as expectativas. “Desde a quantidade de participantes até a qualidade das soluções apresentadas pelas equipes vencedoras.”

Rufer Filho, coordenador da Governança Food Tech, acrescentou que a iniciativa é uma importante ferramenta para incentivar o pensamento inovador entre os jovens universitários. Segundo ele, as equipes vencedoras estão recebendo acompanhamento de mentores e consultores da Governança Food Tech. “Tudo isso para que suas propostas ganhem maturidade e sejam direcionadas ao mercado. As equipes já chamaram a atenção de empresas e investidores que entraram em contato com os membros para alinhar expectativas”, conta.

A presidente da ACIT, Anaide Holzbach fez parte da banca avaliadora. Ela ressalta a importância de projetos como esse e, diz ter se surpreendido com a participação efetiva dos estudantes. “Foi muito interessante como os participantes trabalharam em conjunto em resolução de problemas em comum. A partir de agora eles devem se reunir e lapidar os projetos, a fim de encontrar uma melhor forma de aplicação”, comenta.

Além da presidente da ACIT, que também é CEO da empresa Maxicon Sistemas, fizeram parte da banca avaliadora, Leonardo Superti, da CustomerX; Carlos Guedes, Diretor da ACIC e Membro/Fundador do Iguassu Angels Investimentos; Fernando Botelho, da Unipar; Emerson Durso, Gestor do Sebrae e Amir Kanitz, Diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município de Toledo.

Realização: Food Tech Iguassu Valley e Sebrae PR;

Patrocinadores: Nexo, Biogenesis, Biohanusch;

Apoio: InovaCIT, FAG, UTFPR, Nexo, SJ Consultoria.