Inovameat foi palco para oficialização da implantação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa em Toledo

14 de abril de 2023

Na quinta-feira (13), durante o evento Inovameat, foi realizada a assinatura do acordo que oficializou a instalação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) da Embrapa no município de Toledo. A UMIPI será a décima unidade da Embrapa no Brasil e a segunda no estado do Paraná, com o objetivo de impulsionar a produção de aves, suínos e peixes por meio de pesquisas e inovações.

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de Toledo, do Biopark, de autoridades parlamentares e do presidente da Embrapa, Celso Moretti, que elogiou a estrutura do Inovameat e afirmou que a vinda da Embrapa para Toledo foi uma escolha acertada. Segundo ele, a UMIPI é uma ideia que a empresa adotou em 2012 e servirá como porta de entrada para que outras unidades da Embrapa possam se estabelecer em Toledo.

O deputado federal Sérgio Souza destacou que as pesquisas da Embrapa tendem a fortalecer a economia de forma geral, gerando desenvolvimento, emprego e renda para a região.

A UMIPI será instalada no Biopark. O presidente, Luiz Donaduzzi, afirmou que a Embrapa era um dos seus sonhos e que a instituição trará pessoas capacitadas e com credibilidade para trabalhar em conjunto com a força jovem do Biopark. Ele acredita que juntos farão a diferença e trarão benefícios para a população.

O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, declarou que o dia da assinatura foi histórico e um marco para o Biopark, para Toledo e para a Embrapa. Lunitti enfatizou a importância de produzir ambientes transformadores e afirmou que Toledo está fazendo política séria e de resultados. Ele agradeceu também aos vereadores, ao secretariado municipal e aos servidores municipais e concluiu que Toledo está avançando e se tornando um protagonista no cenário nacional.