Garantioeste tem assembleia, na Acit, para prestação de contas e eleição de diretoria

29 de março de 2018

Em assembleia geral ordinária realizada na quarta-feira (28), na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), foi realizada prestação de contas da última gestão da Garantioeste, a Sociedade de Garantia de Crédito, e eleita e empossada a nova diretoria.

A Garantioeste, com sede em Toledo – criada há sete anos e atualmente a maior do Brasil – será presidida pelo ex-presidente da Acit, Edson Carollo, para a gestão de 2019 a 2020. Ele sucede o empresário Khaled Nakka, que conduziu a SGC por dois mandatos de dois anos, de 2014 a 2018. O vice-presidente é o empresário toledano Augusto Sperotto, da diretoria da Acit.

A Garantioeste é uma aliada de micro e pequenas empresas na busca por crédito para investimentos e aumento da produção e empregos. Já foram viabilizados R$ 70 milhões em operações a quem quer empreender e ajudar a desenvolver a região.

A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná foi criada por incentivo do Sebrae e parceria das associações comerciais de Toledo (ACIT), Cascavel (ACIC) e Foz do Iguaçu (ACIFI), com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste), Caciopar e Faciap.
Aval em cartas de crédito

Com a oferta de cartas de aval, a SGC traz vantagem às empresas, como a redução substancial nas taxas de juros e acesso a prazos dos mais alongados do mercado.
São quatro modalidades para obtenção de recursos com as cartas de aval: Cartão BNDES, capital de giro, investimento e misto – essa última opção é para giro e investimento agregados. Em caso de a solicitação ser recusada por um motivo ou outro, então o Sebrae chega a oferecer consultoria à empresa para que ela se ajuste e então obtenha o dinheiro.

Operações em 2017

Em 2017 a Garantioeste atendeu a 622 empresas em toda a região oeste, correspondendo a aproximadamente R$ 25,8 milhões em operações, sendo cerca de R$ 18,5 milhões em garantias concedidas.

Segundo o supervisor administrativo Marco Rothe, em Toledo foram atendidas 241 empresas, correspondendo a R$ 9,3 milhões em operações de crédito e R$ 6,8 milhões em valores garantidos pela Garantioeste. Destes valores, 81% foram realizadas em linhas de capital de giro e 19% em linhas de investimentos.
O volume global de operações em sete anos chega a R$ 89,2 milhões, com garantias emitidas que totalizam R$ 65,4 milhões.

Acesso

Para ter acesso à carta de aval, a empresa paga uma taxa simbólica para se associar, a partir de R$ 50, que depende do seu porte e depois de aprovada a liberação do financiamento pela instituição escolhida, a SGC recebe um pequeno percentual sobre a operação.

Para mais informações basta consultar os agentes de crédito da Garantioeste. A sede em Toledo funciona na Rua Barão do Rio Branco, nº 1878, telefone (45) 3055-2604.