Escritório de Compras Públicas: parceiros apresentam projeto na prefeitura de Toledo

22 de agosto de 2014

Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), do Sebrae e Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-Oeste), apresentaram à administração municipal o projeto do Escritório de Compras Públicas de Toledo, em reunião realizada na manhã de sexta-feira (22), na prefeitura.

A proposta para a implantação do Escritório de Compras Públicas (ECP) vem sendo discutida há vários meses e fecha o ciclo de ações de implementação do Programa Compra Paraná, lançado em outubro do ano passado no município de Toledo.

O Escritório de Compras de Toledo é parte integrante do Programa "Compra Paraná", concebido pelo Sebrae e disseminado em 14 municípios prioritários do estado. O ECP se constitui um serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas de Toledo nas compras públicas e governamentais. O município de Toledo é o que está mais adiantado na efetivação deste trabalho.

O escritório é de fundamental importância para potencializar a conquista de mercado das micro e pequenas empresas, conforme prevê a legislação federal, e desmistificar a ideia de que vender para órgãos públicos é complicado.
destaca "A legislação prevê tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas, fazendo que a maior parte das compras públicas governamentais sejam realizadas nos próprios municípios. E isso pode ser um grande gerador de desenvolvimento para as comunidades locais, tendo em vista o grande volume de recursos gastos por administrações públicas", explica o consultor da Regional Oeste do Sebrae, Adir Sidnei Mattioni.

Conforme levantamento realizado a partir das ações do programa Compra Toledo, o potencial de compras públicas no município em 2012 foi de mais de R$ 126 milhões.

Parcerias
A Acit é uma parceiras neste projeto já fez alguns investimentos, como para estruturação e disponibilização do ponto de atendimento, na entidade, com a contratação de um colaborador que já tem trabalhado na assessoria às empresas. "Já investimos neste projeto, nossa equipe tem trabalhado bastante e visualizamos que, a médio e longo prazos, os benefícios serão fantásticos para este segmento de empresas. Precisamos ainda trabalhar para enfrentar desafios, quebrar paradigmas dentro das micro e pequenas empresas, para avançar com o projeto", avalia o vice-presidente da Acit, Danilo Gass.

A implantação do ECP representa uma conquista importante para Toledo e está dentro do foco das ações da administração municipal, de promover os setores produtivos e a economia local e regional, salienta o prefeito Luis Adalberto Beto Lunitt Pagnussat. "Com todos os atores envolvidos, quase 20 compradores públicos, Acit, Sebrae, reforçamos a parceria dentro do nosso propósito de aprimorar relações com o micro e pequeno empresário, de dar suporte para o crescimento dessas empresas, como acontece com o escritório de compras e como pretendemos, com o aporte de R$ 250 mil na sociedade garantidora de crédito, que facilita a eles o acesso ao crédito", salientou o prefeito.

Próximas ações

Nesta segunda-feira (25), será realizada apresentação do Escritório de Compras Públicas (ECP) às demais entidades parceiras, em encontro na Acit, a partir das 13h30. A inauguração do ECP está programada para o dia 16 de setembro.

Compra Toledo

O Programa envolve os parceiros Sebrae, Prefeitura de Toledo, Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Texto e fotos: Maristela de Moraes/Assessoria de Imprensa/Acit