Encontro na Acit fomenta negócios com mercado internacional

4 de novembro de 2014

Por meio da Diretoria de Comércio Exterior, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou Encontro de Negócios Internacionais, com a presença de consultores representando a Índia, Canadá e Dinamarca, e empresários toledanos, na segunda-feira (3).

O objetivo foi apresentar as potencialidades e identificar demandas complementares entre a região Oeste e os mercados da Ásia, especialmente a Índia, bem como Canadá e Dinamarca.

Anish Narang, que atua em consultoria em negócios EUA-Índia, India-Brasil e outros mercados emergentes, e Markus Lehmann, nascido no Canadá, de família dinamarquesa, que atua em estratégia internacional, apresentaram as características e potencialidades de cada país.

Marcos Lehmann, que atualmente vive no Brasil, destacou o propósito de conhecer melhor e aprender sobre o mercado regional. "Viemos conhecer o mercado do Paraná e entender o que existe e pode ser expandido no mercado mundial, tanto na exportação como na implementação de parcerias entre indústrias, produção agrícola, conhecimento técnico, de inovação, e identificar as possibilidades de negócios", explicou.

Lehmann ressaltou que o objetivo é facilitar estas transações. "No mundo dos negócios, não existem fronteiras. Queremos facilitar estes relacionamentos, para incrementar as possibilidades, e através de conhecimentos culturais e empresariais, atender as necessidades dos empresários."

Conforme o diretor de Comércio Exterior da Acit, Arthur Schuler da Igreja, o encontro teve resultado positivo. "Foi uma ‘semente’ plantada e ficou evidente a complementariedade entre potenciais da região Oeste. Ficamos satisfeitos, pois foram trazidas informações que são muito novas, de como fazer para iniciar os negócios, regulamentações, enfim, várias dinâmicas importantes para quem está buscando a internacionalização para reduzir os riscos no mercado nacional", comentou.

O diretor da Acit salienta que a expectativa é que os contatos sejam ampliados. "Várias empresas demonstraram interessem em áreas nas quais podem suprir produtos para Índia, e vice-versa. A intenção é organizar uma eventual visita técnica a esse país, para conhecer os parceiros em potencial, para que possam gerar negócios, e esperamos que se viabilize no início de 2015", comenta Arthur.

O encontro contou com a presença do presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná, de empresários da Fiasul, Prati Donaduzzi, Multipet, BRF, Carlu Brinquedos, Laticínios Pereira, Quimitol, Bompel, Biogás Motores Estacionários, Tecsmart Sistemas, entre outras, além de representantes da Caciopar e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.