Encontro entre ACIT e presidente da Câmara de Vereadores aborda mudanças no legislativo

29 de novembro de 2023

Nesta quarta-feira (29) membros da diretoria executiva da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) receberam o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa, em uma reunião sobre as modificações no regimento interno do legislativo local recentemente aprovadas na casa.

O foco da discussão foi a regulamentação de uma sessão suplementar às terças feiras, adicional à sessão ordinária que ocorre todas as segundas-feiras. O presidente da Câmara explicou que a alteração, apresentada por meio do Projeto de Resolução nº 28, de 2023, foi inicialmente introduzida em 4 de outubro. Após passar pelas Comissões Permanentes, a proposição foi submetida ao Plenário, onde obteve aprovação unânime na sessão de 23 de outubro. A segunda votação ocorreu na sessão do dia 30, resultando em aprovação final. Dudu Barbosa destacou que as sessões suplementares visam otimizar a eficiência e a celeridade dos trabalhos legislativos.

A presidente da ACIT enfatizou a importância de compreender e participar ativamente das questões legislativas, considerando que muitos dos tópicos discutidos têm impacto direto nos associados da entidade. “O que ficou bastante claro é que o foco de fiscalização da sociedade civil precisa mudar: devemos estar muito mais atentos para as discussões a partir do momento em que os projetos cheguem às comissões na Câmara, onde ocorrem os maiores debates e análises. Outro ponto a considerar é a necessidade da Câmara dar ainda mais evidência aos projetos em tramitação nas comissões, de forma que a sociedade possa se envolver e buscar o entendimento, participando cada vez mais ativamente das atividades do legislativo. O encontro foi valioso para compreendermos como essas mudanças foram propostas e qual será a dinâmica de trabalho daqui para frente. Já acompanhávamos todas as sessões às segunda e teremos que melhorar nossa atuação especialmente em relação às pautas que refletem nos nossos associados”, afirma.

O vereador ressaltou a positividade de participar desses momentos com a diretoria da ACIT, destacando a oportunidade de esclarecer dúvidas, discutir projetos em andamento e compartilhar informações sobre o funcionamento dos processos legislativos e seu impacto na comunidade. “Essa interação é fundamental para fortalecer a transparência e a compreensão mútua entre a Câmara de Vereadores e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo”, conclui Dudu Barbosa.