‘Encantando clientes no Natal: Estratégias de fidelização’ são destaque em palestra da ACIT e Sebrae PR

28 de novembro de 2023

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná – Sebrae PR, promoveu a palestra “Encantando Clientes no Natal – Estratégias de Fidelização”, com o objetivo de preparar os comerciantes e vendedores do comércio de Toledo para a temporada de vendas natalinas. Durante o evento, foram compartilhadas dicas e estratégias para garantir um atendimento de qualidade e estabelecer vínculos duradouros com os clientes.

A primeira turma da capacitação, realizada na noite de segunda-feira (27) foi conduzida pela consultora do Sebrae, Paula Adriana Polizeli.

Em relação à preparação das equipes de vendas, a palestra destacou a necessidade de capacitá-las para enfrentar o aumento no fluxo de clientes durante a temporada natalina. “Motivar, treinar e incentivar a equipe são medidas essenciais para garantir a manutenção da qualidade no atendimento, mesmo diante do aumento significativo na demanda.”

O evento trouxe aos participantes dicas de sensibilidade para compreender os anseios dos clientes. Além disso, a palestra enfatizou a importância de preparar a loja para receber os clientes, criando um ambiente acolhedor e organizado.

Entre as dicas para encantar os clientes no Natal, a instrutora citou algumas. “Invista em uma vitrine criativa e atraente; conheça bem o perfil do cliente e sugira opções de presentes personalizadas; utilize as redes sociais para criar interação com o público”, entre outras dicas.

A palestra também abordou a importância de um atendimento ágil e eficiente, oferecendo uma experiência diferenciada durante o período natalino. Dicas para impulsionar as vendas online, como o uso de vídeos, stories, hashtags e transmissões ao vivo, foram destacadas como ferramentas valiosas.

A palestra não se limitou às vendas durante o Natal, e também enfatizou a importância de estratégias pós-venda para garantir a fidelização dos clientes. Algumas sugestões incluem: programação de contato pós-vendas; envio de mensagens personalizadas de agradecimento; estratégias de contato frequente via canais preferidos pelos clientes; ofertas especiais para clientes fidelizados; uso de cupons de desconto, sorteios e campanhas de mensagens e desejos para 2024, como forma de impulsionar as vendas e manter o relacionamento prolongado com os clientes.

Segundo a palestrante, a fidelização do cliente é um processo contínuo, que se estende para além das festividades natalinas. “Com atenção aos detalhes, atendimento personalizado e estratégias bem planejadas, os comerciantes podem não apenas satisfazer as expectativas dos clientes durante o Natal, mas também construir relações duradouras ao longo do ano.”, conclui.

A segunda turma da palestra “Encantando Clientes no Natal – Estratégias de Fidelização” será realizada nesta terça-feira (28) às 19h30 no auditório da ACIT, com condução da consultora do Sebrae, Débora Soares. As vagas estão esgotadas.