Empresas de Toledo recebem certificação do Programa Alimentos Seguros

23 de abril de 2015

Dez empresas integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), receberam pelo segundo ano a certificação do Programa Alimentos Seguros (PAS), em evento realizado na noite de quarta-feira (22).

Após parceria formalizada em 2013 com o Senac, em 2014 novamente as empresas passaram por todas as etapas previstas e por isso receberam a renovação da Declaração de Conformidade do PAS. A declaração é o diferencial conquistado pelas empresas que apresentam controle, correção e cuidados devidos nos itens que interferem na segurança do alimento.

O trabalho é feito por meio de ações como a implantação das boas práticas, procedimentos higiênicos e sanitários exigidos pela Vigilância Sanitária, bem como a adequação da estrutura física dos estabelecimentos, de acordo com as normas da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de prevenir a contaminação dos alimentos comercializados.

A adesão ao PAS complementa as ações que o Núcleo Setorial de Gastronomia vem realizando desde 2003, com o Selo de Qualidade, renovado ano a ano, com o cumprimento dos requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária do município.

Dedicação

Segundo o coordenador do Núcleo Setorial, Antônio Luiz Redressa, a implementação do programa demandou um trabalho árduo e não foi diferente na renovação. "Os empresários estão empenhados em trabalhar com a máxima segurança alimentar. Foram feitas muitas adequações, treinamentos e cursos para chegar neste objetivo, de reafirmar essa segurança com a renovação do PAS, e oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes", ressaltou.

A certificação do PAS é muito representativa para os empresários e para a população indica que tem à disposição ambientes certificados com a qualidade exigida e equiparados a estabelecimentos em nível nacional. "É um privilégio para uma cidade como a nossa contar com empresas que têm esta certificação. É uma conquista que garante segurança e qualidade aos consumidores", destacou o presidente da Acit, Danilo Gass.

A gerente executiva do Senac, Dalva Zigante Ramos salientou a iniciativa do Núcleo Setorial, que já tinha uma ação de desenvolvimento de qualidade e mesmo assim, as empresas não se fecharam à proposta do PAS e quiseram ampliar o trabalho. "A renovação tem valor maior do que a própria implantação do programa. A cada ano vêm mais exigências, a adequação é os empresários não desanimaram, reforçaram as ações e buscaram melhorias. E o empenho das empresas merece todo o reconhecimento", enfatizou.

Para implementar as ações do PAS as empresas contaram com a parceria do Sebrae, por meio do Sebraetec, que subsidiou 80% do programa, possibilitando que os empresários direcionassem seus recursos financeiros no próprio estabelecimento. "A união das entidades é fundamental para que as ações de melhoria aconteçam de forma mais intensa. É importante que empresários continuem buscando aperfeiçoamento e o Sebrae se coloca à disposição para auxiliar", comentou a consultora Deborah Steiner França, do Sebrae.

Para a diretora do Empreender da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, é motivo de orgulho para a Acit e para o município contar com empresas do setor de alimentação que possuem um atestado de qualidade de renome nacional. "É motivo de orgulho, pois sabemos o quanto é difícil adequar a estrutura e processos para atender as exigências. Exige dedicação e parabenizo as empresas pela persistência, e gostaríamos que muitas outras se motivem a participar do programa", enfatizou.

Também participaram do evento o secretário municipal de Fazenda, Neuroci Frizzo, representando o prefeito, o vice-presidente da Fecomércio, João Kreutz, além de empresários, colaboradores, equipes técnicas da Acit e do Senac, profissionais dos meios de comunicação, entre outros convidados.

Renovação

As empresas que receberam a certificação do PAS foram a Água Doce Cachaçaria, Café no Bule, Família Jhony’s Restaurante e Eventos, Golden Restaurante (Shopping Panambi e Centro Comercial Catedral), Rei Grill e Eventos, Pastelaria Bom Sabor, Restaurante Filezão (Centro e Jardim) e Restaurante Peixe Frito Pantanal.