Empresários integrantes do Núcleo Setorial de Mecânicas de Toledo e participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) concluíram o curso Tele Sala Aprender a Empreender Serviços, promovido em parceria entre o Sicoob Oeste, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Após uma série de 10 encontros, os certificados de conclusão foram entregues na última segunda-feira (13).
Os encontros realizados nas noites de segunda-feira, com carga horária de 30 horas, tiveram o objetivo de incentivar o empreendedorismo e fomentar os empresários participantes quanto a importância da gestão e monitoramento para o melhor desempenho da empresa.
Foram abordados temas como desenvolvimento do empreendimento, definição de metas, organização financeira e apresentação de ferramentas para solucionar problemas eventuais, estratégia de marketing, divulgação do negócio, vendas, formação de preço de venda e fidelização do cliente.
Segundo a agente local do programa Ali, Kelly Cristina Santos Malmann, o curso agregou valor tanto para o programa quanto para as empresas. “No segmento de automecânica um perfil comum é a dedicação nos processos operacionais, mas em contrapartida, um cuidado menor com a gestão. No curso houve esse ‘despertar’ para uma boa gestão. Agora a meta é trabalhar no desenvolvimento e aplicação de todo conhecimento adquirido”, ressalta.
O empresário Sérgio Antônio Borges, afirmou que em toda sua experiência na área nunca tinha participado de um curso tão esclarecedor e produtivo. “Trabalho com mecânica há 30 anos e muitas coisas que aprendemos no curso eu não conhecia; sabemos a técnica, mas falta o manejo da gestão. Tudo que aprendi colocarei em prática e pretendo passar para outros empresários do ramo também.”
Dedicação
Na cerimônia de certificação, a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Oeste, Solange Martins, enfatizou que a determinação e o entusiasmo são essenciais para que os empresários enfrentem os desafios para se manter no mercado. “Conseguimos contornar momentos de crise quando buscamos conhecimento, temos perserverança e sabemos onde queremos chegar. É uma injeção de ânimo ver empresários unidos e buscando aprimoramento, por isso são merecedores do nosso reconhecimento", destacou.
A diretora do Empreender da Acit, Anaide Holzbach de Araújo, frisa a importância de participar destes cursos e destacou o trabalho voluntariado do Sicoob. “É muito gratificante participar dessa formatura, uma conquista para o empresário que busca aprender, melhorar a produtividade, trabalhar melhor, ser mais eficiente e assim crescer cada vez mais. Essa troca de experiências e aprendizado, é uma motivação.”
A gestora de empreendedorismo do Sebrae, Deborah Steiner França, acredita que os empresários têm um diferencial a partir de agora. “Todos terão algo a mais para oferecer, voltar às empresas motivados e contagiar funcionários e clientes e utilizar esta oportunidade para o crescimento.”
A capacitação teve como facilitadores Airton Bagli, Zuleide Basseto e Janaina Dambros de Abreu, voluntários do Instituto Sicoob. A organização dos encontros contou com o apoio dos consultores do Empreender da Acit, Claiton Leske e Angélica Rotta Castilho.