Em Toledo, presidente da Faciap fala sobre ‘Substituição Tributária no Estado’

29 de agosto de 2023

Em visita a Toledo, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, esteve na Câmara Municipal de Vereadores para falar sobre o tema ‘Substituição Tributária no Estado’ na tarde de segunda-feira (28).

O objetivo foi promover reflexões sobre a necessidade de uma reforma no sistema tributário para tornar as empresas e a economia paranaense mais competitivas.

Ele apresentou exemplos práticos de como o imposto antecipado previsto na Substituição Tributária do ICMS prejudica o desempenho das empresas e promove a falta de competitividade do estado. Segundo Fernando Moraes, estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já se movimentam quanto à redução de produtos sujeitos ao ICMS-ST com o objetivo de acelerar processos de negociação, colaborar com fluxos de caixa das empresas e diminuir os custos de elaboração dos cálculos tributários.

Para o presidente da Faciap é necessário trabalhar coletivamente e dar corpo a este debate para sensibilizar o nosso governo. Ele entende que esse é um processo que precisaria acontecer gradualmente, com um tempo de transição, mas esta é uma pauta urgente. “Queremos trabalhar em parceria com todos os órgãos, com a finalidade de promover mais dinamismo e competitividade às empresas e à economia paranaense, que hoje perdem mercado e negócios para estados vizinhos”, ressalta.

Associados, empresários, ex-presidentes e parte da atual diretoria executiva da ACIT, presidida por Anaide Holzbach, estiveram no Plenário.