fbpx

Em parceria, ACIT e órgãos de segurança traçam estratégias para fortalecer a segurança em Toledo

14 de julho de 2023

Para dar continuidade às discussões sobre o projeto ‘Toledo é + Segurança’, em especial a instalação de um software que permitirá o armazenamento e o compartilhamento de imagens de câmeras de monitoramento instaladas no município, a ACIT reuniu na quinta-feira (13) membros da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, juntamente com equipes e órgãos de inteligência e Tecnologia da Informação (TI), para que apresentassem um mapeamento das ocorrências policiais na cidade.

A presidente da ACIT, Anaide Holzbach, que conduziu o encontro, ressalta a importância do projeto que terá início no centro da cidade. Segundo ela, é nessa região onde há maior concentração de ocorrências criminais, e a instalação de câmeras de segurança será a primeira medida adotada para combater a criminalidade. “É um projeto novo, no qual teremos a oportunidade de aprender à medida que colocarmos em prática”, afirma Anaide.

A proposta do Projeto é integrar as câmeras de comércios e serviços ao plano de segurança da prefeitura, estabelecendo uma rede eficiente de monitoramento. Além disso, gestores e coordenadores dos Núcleos Territoriais dos bairros foram convidados para a reunião, demonstrando o comprometimento em abranger todas as áreas da cidade. “Durante o encontro, o Delegado da Polícia Civil, Alexandre Macorin enfatizou a importância de contar com câmeras de alta resolução, capazes de identificar com clareza os responsáveis pelos delitos, como furtos, roubos e assaltos. A intenção é ampliar o projeto para os bairros e distritos, a fim de abranger toda a cidade”, explica Anaide.

Durante o encontro, as equipes de forças de segurança comprometeram-se a apresentar um mapeamento detalhado das áreas prioritárias para a instalação das câmeras.

A presidente da ACIT afirma que em seguida, os comerciantes e empresários associados da entidade serão convocados para que conheçam o projeto, identificando aqueles que têm interesse em aderir ao mesmo, colocando suas próprias câmeras de vigilância conectadas à rede da prefeitura. “O projeto vai além das câmeras convencionais. Também está em pauta a possibilidade de implantação de câmeras de reconhecimento facial em locais estratégicos da cidade. Esses dispositivos de alta qualidade permitirão criar um corredor virtual para rastrear a movimentação de possíveis criminosos, auxiliando na resolução de crimes e localização de pessoas desaparecidas”, explica.

As imagens serão de uso restrito dos órgãos de segurança, com proteção de dados garantidos por lei. Segundo Anaide, a previsão é que o mapeamento seja entregue na próxima semana, a fim de iniciar a etapa de engajamento dos comerciantes na instalação das câmeras estratégicas. “O plano é que, por meio de uma contribuição coletiva entre os comerciantes, a cidade possa contar com um sistema de segurança eficiente e abrangente. O projeto de segurança, com a instalação das câmeras e o uso de tecnologias avançadas, é um passo importante para promover a tranquilidade e o bem-estar dos cidadãos, bem como fortalecer a parceria entre o setor público e privado na busca por uma cidade mais segura.”, conclui.