Consultores do Programa Empreender participam de reunião online

15 de junho de 2020

Consultores do Programa Empreender de associações comerciais da região Oeste do Paraná, entre elas, a ACIT,  participaram de uma experiência diferente na manhã desta segunda-feira, 15. Sob a coordenação de Iraci Mataczinski, da Faciap, os consultores participaram de encontro por meio de ferramenta eletrônica.

Depois de meses, os consultores puderam se encontrar e conhecer novas orientações da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná sobre o Empreender. O Programa, que é desenvolvido desde 1998 no Estado, dá suporte à formação de grupos empresariais que, por questões de afinidade de área de atuação ou de localização geográfica, unem-se para fortalecer as suas cadeias produtivas.

Iraci lembrou que a reunião marca uma nova era para o Empreender, justamente em uma época de grandes adversidades devido à pandemia do coronavírus. “Como inúmeros outros setores precisamos nos reinventar para dar sequência a um programa importante às empresas, às associações comerciais e ao movimento associativista”, de acordo com a consultora da Faciap que atende a região Oeste do Paraná.

A intenção é, passado em muitos lugares o pior das medidas de isolamento, fazer com que o Empreender siga com a sua agenda. E o caminho usado, a exemplo do que ocorre na Acic, em Cascavel, e em outras Aces, é empregar ferramentas eletrônicas para promover encontros virtuais.

Assim, pelo menos, os grupos podem se encontrar, refletir e debater ações que possam ser desenvolvidas, afirma a consultora. O Empreender é considerado um dos programas mais revolucionários do movimento associativista no Brasil por aproximar os mais diversos segmentos empresariais e produtivos do cotidiano das associações comerciais.

Iraci compartilhou também sobre a proposta Sebrae Acelera Digital. Aceleração em tecnologias digitais destinada aos pequenos negócios de setores tradicionais. Esse atendimento tem como objetivo apoiar os pequenos negócios na definição de estratégias digitais. O atendimento no Sebrae Acelera Digital vai contribuir para que a empresa:

• tenha acesso a informações sobre ferramentas digitais, de forma direta e em linguagem adequada, para acelerar promoção e venda de seus produtos online, tais como estratégias de presença digital, criação de conteúdo digital e outros;

• aprimore a estratégia digital da sua empresa em termos de promoção e venda online;

• compartilhe práticas sobre aplicação de ferramentas digitais com outras empresas do seu segmento;

• acesse clientes/mercados;

• melhore seu desempenho em vendas.

Este atendimento é, particularmente, recomendado para ser aplicado em situações que possam se valer como oportunidades para superação de crises ou na esteira de datas comemorativas e de eventos significativos para o segmento das empresas participantes, diz Iraci.

Fonte: Caciopar