As tendências demográficas, sociais e econômicas que afetarão os negócios nos próximos 20 anos foram tema da palestra de Stephen Kanitz, na abertura do programa Conexão Empresarial 2013, realizada na noite de quarta-feira, 11, no Teatro Municipal de Toledo.
Mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, nos Estados Unidos, consultor de empresas e conferencista, Kanitz é autor do livro O Brasil que dá certo, escrito entre 1993 e 1994, no qual fez previsões otimistas. Entre elas, de que o Plano Real daria certo, que jamais haveria inflação de dois dígitos no país, de que a Bolsa de Valores subiria 10 vezes em 10 anos, fato que ocorreu em 12 anos.
Em sua palestra, Kanitz fala de alguns problemas estruturais como o déficit da Previdência, a falta de poupança interna, a crise política, entre outros aspectos, que compõem um cenário negativo no Brasil. Contudo, apresentou também inúmeros fatores positivos. “Acreditamos que a crise vai passar e que muitas coisas boas vão acontecer”, disse.
O isolamento do país da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), uma decisão de governos passados, que preferiram se aliar ao Uruguai, Argentina e Venezuela, também foi apontado como negativo para o Brasil. “Os governos de esquerda fizeram essa escolha, se não fosse isso, estaríamos com outro bloco forte, com os Estados Unidos, tendo relações comerciais com russos, italianos. Teria sido brilhante”, comentou Kanitz.
Sorteio
Ao final do evento foi sorteado um Tablet entre os participantes. O ganhador foi Maycon Eduardo Elsner, da empresa Multipet.
Próxima palestra
A segunda palestras será na próxima terça-feira, 17. Raúl Candeloro, fundador e diretor da Editora Quantum – editora da Revista Venda Mais – e autor de mais de 15 livros sobre vendas fará palestra sobre o tema “Chá de vendas”.
Parcerias
O Conexão Empresarial é promovido pela Acit em parceria com o Sicoob Oeste, Fiasul, Colégio La Salle, Lumiar Turismo, Olinda Park Hotel, Gráfica JA, Slaviero, Supermercados Lunitti, Laboratório Analisare, Vip Corretora de Seguros, Sebrae e Prefeitura de Toledo.