Comitiva de Rondonópolis vem a Toledo conhecer boas práticas de gestão da Acit

24 de novembro de 2016

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que acaba de comemorar 49 anos de fundação e congrega 3.200 associados, os quais representam 43% das empresas ativas no município, recebeu nesta quinta-feira (24) uma comitiva de diretores da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (MT).

A Acit é considerada uma referência no sistema associativista e tem chamado a atenção de Associações de inúmeros municípios paranaenses e de outros estados, as quais buscam conhecer o modelo de gestão, forma de atuação institucional e rol de produtos e serviços. Segundo o presidente da Associação de Rondonópolis (Acir), José Luiz Gonçales Ferreira, o objetivo é trocar experiências e buscar informações que possam contribuir para a melhoria da administração da entidade matogrossense.

Conforme mencionou Ferreira, Rondonópolis tem 62 anos de fundação e atualmente possui cerca de 230 mil habitantes. A Associação Comercial tem quase a mesma idade, 61 anos, conta com 1.200 associados e é a maior entidade do sistema associativista do Mato Grosso.

A comitiva teve uma excelente impressão sobre a cidade de Toledo e também quanto à entidade. “Tínhamos informações quanto ao elevado nível de organização da Acit e a forma bem sucedida que desenvolve o associativismo, como também o grande número de associados que reúne. Por isso, viemos conhecer de perto o trabalho realizado, quais os atrativos e benefícios que oferece. Realmente o que mais nos chamou a atenção é a forma de gestão, como é expressivo o investimento no relacionamento com seus associados, entre tantos outros aspectos. Queremos levar estas experiências, que serão avaliadas para implementar em nossa associação”, avalia Ferreira.

Os representantes da Associação de Rondonópolis também visitaram as ACE’s de Maringá e Apucarana e depois passariam por Londrina. “Visitamos outras entidades representativas e procuramos trocar informações. Tem ações que fazemos e dão muito certo, que acredito poderiam ser implementadas por aqui. Esta troca é muito rica, podemos desenvolver juntos essas ideias, do que pode servir para cada entidade, com suas particularidades. Levamos uma bagagem de conhecimentos muito grande que vão contribuir para o crescimento da nossa associação e no desenvolvimento da cidade também”, aponta.

De acordo com o presidente da Acit, Flávio Furlan, constatar que a entidade serve de referência amplia os desafios e responsabilidades. “A troca de experiências e boas práticas é importante para nossa evolução. O Brasil é imenso, torna-se necessário conhecer a realidade de outras associações. Temos problemas em comum, algumas das soluções já encontramos aqui na Acit, assim como eles também. Esse intercâmbio de informações faz com que o sistema associativista se consolide e consiga trazer o desenvolvimento esperado aos nosso associados e sociedade de forma geral.”

Também compuseram a comitiva o presidente eleito da Acir, Juarez Orsolin, que assumirá a gestão em dezembro, o atual vice-presidente, Armando Pereira Chaves, e o secretário Wagner Toshio Shimozakai. O gerente da Acit, Marcel Sarturi, e a coordenadora de Atendimento ao Associado, Ana Nardi, conduziram as apresentações entidade durante a visita.