Comitê Gestor da Micro e Pequenas Empresas de Toledo promove reunião para discutir desenvolvimento econômico local

10 de agosto de 2023

A ACIT foi sede de mais uma reunião do Comitê Gestor da Micro e Pequenas Empresas de Toledo na manhã de quinta-feira (10). O objetivo do encontro, realizado no espaço InovAcit foi discutir estratégias e ações que visam fortalecer o ambiente de negócios para o segmento tão importante da economia local. Durante o encontro, diversos temas de relevância foram abordados, com destaque para a proposta de um Seminário de Crédito voltado às MPEs de Toledo.

A reunião foi conduzida pela Agente de desenvolvimento nomeada no município de Toledo, Fernanda Moreira. Ela conta que o Comitê Gestor das Micro e Pequenas Empresas foi estabelecido por meio de uma lei no ano de 2011 e seus membros são designados por decreto do Executivo. “Desde então, tem sido uma prática constante que o comitê se reúna regularmente para abordar e analisar a implementação de políticas voltadas para os micros e pequenos empresários, bem como para os MEIs. A cada mês, nos reunimos para discutir estratégias que possam favorecer e diferenciar o tratamento destinado a essas empresas dentro de nossa comunidade”, explica.

Entre as pautas discutidas, a representante da Secretaria de Educação, Lidiane Ribeiro apresentou os projetos desenvolvidos pela Secretaria, que incluem iniciativas como Cooperativas Mirim, Aluno Conectado e aulas de robótica. Ela ressaltou a importância desses projetos para introduzir valores cooperativistas e de empreendedorismo desde cedo aos alunos, preparando-os para um futuro empreendedor.

Outro ponto abordado durante a reunião foi a intenção de realizar um Seminário de Crédito no mês de outubro, sediado na própria Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O objetivo do seminário é disseminar informações sobre as linhas de crédito disponíveis no município, promovendo a conscientização dos empresários quanto ao acesso responsável ao crédito.

Em seguida, a Agente de Desenvolvimento e o Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Diego Bonaldo apresentaram um breve histórico das atividades do Grupo de Trabalho de Simplificação e Desburocratização. Entre as ações já realizadas, destacam-se a revisão legal dos Códigos de Posturas e Tributário e a classificação dos códigos de atividade econômica conforme o zoneamento municipal. Projetos de alteração de lei foram encaminhados à Câmara Municipal de Vereadores e preveem votação ainda no mês de agosto. Após a aprovação das alterações legais, serão iniciados os trabalhos de parametrização dos sistemas visando à adaptação do município ao sistema Empresa Fácil/REDESIMPLES.

Na sequência, foi discutida a necessidade de retomar as conversas sobre a formatação de uma política pública de Compras Públicas. A proposta é que o município possa realizar licitações de forma regulamentada e delimitada regionalmente. No âmbito da inovação, Amir Kantz, Diretor de Inovação, informou que o Conselho de Inovação está planejando revisar seu planejamento para priorizar ações e incluir a educação em sua pauta. Ele também destacou a intenção de rever a Lei de Inovação, visando torná-la mais abrangente e menos regulatória.

A comissão conta com representantes de diversos setores como as Secretarias de AgroDesenvolvimento, Saúde, Fazenda, Planejamento, Habitação e Urbanismo, Administração e Meio Ambiente, além da ACIT, Sebrae, Sincoest, Sescap, Sinvar, Sintratol e demais entidades da sociedade civil organizada.