Comdet de Toledo cria mais duas Câmaras Técnicas

13 de março de 2019

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) realizou na terça-feira (12) a segunda reunião ordinária deste ano, nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Conduzido pelo presidente do Comdet, Cézar Antônio Césaro, no encontro foram abordados assuntos de vital importância para o desenvolvimento de Toledo. Entre as novidades, estão a criação de mais duas Câmaras Técnicas: a de Logística, Transporte e Mobilidade e a Câmara Técnica do Plano Diretor da cidade de Toledo.

Foi apresentado um estudo pela professora da PUC, Sandra Pinela, e pelo presidente do Sindicato Rural, Nelson Paludo, referente aos gargalos e projetos de ampliação que se fazem necessários para comportar o tráfego de caminhões que circulam pela cidade vindos de diversas localidades transportando grãos e animais. O estudo apontou que somente neste setor circulam mais de 134 mil caminhões/ano, sendo que 57% entra na cidade pela Avenida Egydio Munaretto e Cirne Lima.

A Câmara Técnica de Educação também apresentou a formatação que será dado ao estudo detalhado envolvendo dois eixos principais num diagnóstico quantitativo da estrutura e recursos das escolas municipais. Outro eixo será voltado ao desempenho das escolas em um diagnóstico qualitativo, visando levar todas as escolas ao nível mais alto do IDEB apresentado pelas escolas municipais de Toledo.

Quanto ao Plano Diretor de Toledo, a Câmara Técnica visa fazer acompanhamento dos trabalhos e participar ativamente da avaliação dos projetos, diagnósticos e estudos a serem apresentados.

O trabalho conjunto com as Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, do Planejamento Estratégico e Secretaria da Fazenda e Captação de Recursos, com a participação ativa dos secretários dessas pastas, tem sido de grande importância para o andamento e implantação dos projetos discutidos no Comdet. “Foi uma reunião extremamente produtiva. A participação dos conselheiros demonstra alto grau de comprometimento e vontade de fazer desta cidade um polo de desenvolvimento e crescimento sustentável”, avalia o presidente do Conselho, Cézar de Césaro.