Comdet apresenta relatório de atividades e elege nova diretoria

7 de novembro de 2017

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Comdet) realizou reunião para apresentação da prestação de contas das atividades e eleição da nova diretoria nesta terça-feira (07), nas dependências da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Composto por representantes do poder público e dos mais diversos setores da sociedade civil, como a Acit, Sebrae, universidades, sindicatos, entre outras entidades e instituições, o Comdet tem papel deliberativo e consultivo para definir estratégias e projetar Toledo para o futuro.

O diretor e representante do campus local da PUCPR, Renato Tracht, que presidiu o Comdet, em dois mandatos, a partir de maio de 2015, apresentou um breve histórico desde a criação do Conselho e o relatório de atividades e da última gestão.
Segundo Renato, o foco do trabalho no último ano foram os estudos que basearam a alteração da Lei nº 2084, de 12 de dezembro de 2011, que instituiu o Comdet, aprovada em outubro deste ano.

As principais alterações, conforme a Lei nº 2.242, que revogou a anterior, são a ampliação do número de integrantes no Conselho, que passou de 25 para 33, incluindo maior número de entidades representativas que têm algum papel no desenvolvimento econômico do município, e a revisão das suas atribuições, porque existiam algumas questões impraticáveis, aponta Renato.

Outro ponto importante, afirma Renato, foi a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento, no qual o governo municipal aportará recursos e que permitirá criar mecanismo para projetar e trabalhar o desenvolvimento econômico do município. “Estes são os três principais fatores da mudança, para garantir que o funcionamento do Comdet esteja assegurado, independente de quem esteja no governo municipal. Agora cabe a nova diretoria e conselheiros arregaçar as mangas e trabalhar”, enfatiza.

Nova diretoria

A nova diretoria do Comdet está composta pelo presidente Cezar Antônio Césaro, representante da Acit; vice-presidente, Anaide Holzbach de Araújo, representante do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste); primeiro-secretário Kleber Ferreira Klein, representante da ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e segundo secretário, Paulo Victor Almeida, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo.

O presidente eleito, Cezar Antônio Césaro, destaca que mais uma vez colocou seu nome à disposição por indicação da Acit para um trabalho voluntário, o qual representa um grande desafio. “Vejo como um desafio, mas acredito que proporcionará grande realização pessoal, por atuar dentro de uma organização que vai pensar o desenvolvimento econômico do município. Esta foi a busca do meu pai, Hermes Césaro, um dos pioneiros de Toledo, que desde 1958 defendia a criação de um conselho para pensar a cidade como um todo, e isso está muito bem formatado no Comdet”, comenta.

Ressalta que a princípio, o foco será reestruturar o regimento interno e promover ações para dar mais visibilidade ao Comdet. Além disso, defende que é fundamental discutir a Lei da Inovação Tecnológica, em vigor no país desde 2005, e readequá-la para o âmbito municipal. “Precisamos readequar e a aprovar a lei no nosso município, porque esta medida trará possibilidades de aportes financeiros dos governos do estado e da União, e até o exterior, para desenvolver projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico sustentável de Toledo”, frisa Cezar Césaro.

Na Acit

Para dar mais efetividade às ações de formulação de políticas de desenvolvimento econômico, desde julho o Comdet passou a funcionar na Acit, tendo como suporte a contratação de um consultor, por meio do Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste (IDR-Oeste), instalado na entidade.