Cerimônia de encerramento do Programa Empreender da ACIT celebra conquistas de 2023

1 de dezembro de 2023

Na noite de quinta-feira (30), o Programa Empreender da ACIT realizou o evento de encerramento dos Núcleos Setoriais e Territoriais para comemorar as conquistas e feitos de 2023.

A cerimônia realizada no Restaurante Filezão foi palco da certificação dos empreendedores que concluíram com sucesso a Trilha do Empreender, uma série de capacitações em parceria com o Sebrae PR. Além disso, os nucleados apresentaram as ações planejadas do ano, impulsionadas pelo apoio do Sicoob Meridional, incluindo cursos e visitas técnicas.

O diretor de Núcleos da ACIT, Tiago Rockembach, ressaltou a importância do apoio do Sicoob e do Sebrae para o fortalecimento das empresas nucleadas, destacando a essencial relação do associativismo para a ACIT.

Trilha do Empreender

A Trilha do Empreender, desenvolvida em parceria com o Sebrae PR, abrangeu cinco oficinas abordando temas cruciais como Estratégias e Planos, Resultados Financeiros, Mercado e Clientes, Pessoas e Liderança, Processos e Operações, além de consultorias individuais conduzidas por mentores experientes, como Olga Tschá, Claudio Carrasco, Debora Soares e Luiz Tiradentes.

O principal objetivo da Trilha foi capacitar os gestores para alcançar um desempenho mais elevado, desenvolvendo uma cultura de inovação, qualidade e foco no cliente, promovendo melhorias nos processos e resultados.

O Gestor Regional do Sebrae, Willian Tomaz, destacou a importância das oficinas, treinamentos e consultorias individuais para a implementação efetiva das práticas aprendidas nas empresas nucleadas. “A noite de celebração homenageou aqueles que se dedicaram, empenharam e acreditaram no projeto, reconhecendo seu impacto positivo no dia a dia de seus negócios.”

Representantes de diversas empresas concluíram com sucesso a Trilha do Empreender, evidenciando o comprometimento e a busca constante pelo aprimoramento. Destaque para: Restaurante Peixe Frito Pantanal, Delta Soluções Em Comunicação, Livraria Arco-Íris, Restaurante Filezão, Trans Scalcon, Transportadora Maiet, Florata Farmácia De Manipulação, Center Vida, Ciclo Agência, Agropet Curió, Sol Lavanderia Ltda, Agropecuária Fernandes, Falk Contabilidade, Autenticaseg Corretora De Seguros, Toleforte Materiais De Construção, Garagem Acessórios Automotivos, Estrela Do Oeste Transportes, Tz Viagens Home Based, Coelho Materiais De Construção, Coelho Materiais De Construção, Dualiza Arquitetura, Dualiza Arquitetura, Meri&Lari Design E Arquitetura, Pastelaria Bom Sabor, Catedral Restaurante & Grill e Mbm Móveis.

Empreender para Crescer

A Cooperativa Sicoob Meridional, parceira do Programa Empreender há oito anos, desempenhou um papel fundamental em 2023, proporcionando auxílio financeiro para projetos de desenvolvimento dos Núcleos. Cada Núcleo recebeu R$ 4 mil, investidos em capacitações, workshops, consultorias e demais atividades.

Vinícius Luiz Barreto, Gerente Regional do Sicoob Meridional, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento das empresas e da economia local, destacando Toledo como beneficiário desse apoio.

Os recursos do programa ‘Empreender para Crescer’ foram utilizados pelos seguintes Núcleos: Núcleo das Lojas de Materiais de Construção; Núcleo das Transportadoras de Toledo; Núcleo Setorial de Agropecuárias e Pet Shops;  Núcleo Setorial de Gastronomia; Núcleo Setorial de Marcenarias e Estofarias; Núcleo Setorial de Mecânicas; Núcleo de Metalúrgicas; Núcleo Gestão de RH; Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária; Núcleo Territorial do Jardim Panorama; Núcleo Territorial da Grande Pioneiro; Núcleo Territorial do Jardim Porto Alegre e Núcleo Territorial do Jardim Coopagro.

Programa Empreender

O Programa Empreender da ACIT é desenvolvido em parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), a Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), Sebrae e ACIT.