Campanha Legal

Campanha Legal

A campanha consiste na destinação de 6% do Imposto de Renda (IR) das pessoas físicas e 1% de pessoas jurídicas para entidades não governamentais do município, as quais desenvolvem atividades de assistência às crianças e adolescentes. No último ano as contribuições somaram R$ 454 mil e oito entidades foram beneficiadas.
Toledo tem a capacidade de arrecadar até cerca de R$ 2,8 milhões e o desafio é ampliar os valores, ano a ano.
"Com frequência reclamamos que pagamos muitos impostos, que não retornam em forma de benefícios aos cidadãos. E esta é uma chance de segurar estes valores no município e aplicar em ações que beneficiam a comunidade", argumenta o presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná,
O presidente da Associação dos Contabilistas, Vilmar Luckmann, destaca que a campanha não traz ônus nenhum. "Os contabilistas, que fazem as declarações de imposto de renda, têm a confiança dos clientes, por isso, podem esclarecer sobre a campanha e orientar que não traz ônus nenhum. É uma antecipação do imposto a pagar, dinheiro que vai auxiliar as entidades, que fazem excelente trabalho em nossa cidade", frisa.
O coordenador da Campanha Legal, Lineu Wutzke, ressalta que é de grande importância o trabalho que vem sendo realizado pelas instituições e contabilistas do município de Toledo, possibilitando a arrecadação de recursos expressivos a cada ano e que têm feito a diferença para as entidades assistenciais. "É maravilhoso o trabalho que já foi feito, mas podemos fazer muito mais. Aumentar a arrecadação é desafiador e temos que correr atrás disso", explica.
Lineu destaca que as entidades beneficiadas têm conseguido melhorar a estrutura física e atividades realizadas com as crianças e adolescentes, por meio destes recursos, já que apenas com a verba pública não são possíveis algumas ações "As entidades precisam deste aporte, para se modernizarem, trocar equipamentos, fazer reformas, entre outras melhorias, e garantir um trabalho de melhor qualidade", diz.
Destinação
Cada cidadão ou empresa pode destinar parte do imposto que é devido ao governo federal ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), para serem distribuídos entre entidades que desenvolvem ações de assistência e proteção a crianças e jovens.
A destinação destes recursos é definida por lei federal, sendo totalmente legal, e a aplicação do dinheiro pode ser acompanhada por qualquer pessoa.
O mais comum é que os contribuintes, com a ajuda de seus contadores, façam o cálculo de quanto podem destinar para a campanha. As contribuições podem ser pagas por meio de boleto bancário, gerado no site da Prefeitura de Toledo(www.toledo.pr.gov.br). O prazo é até 30 de dezembro.

Beneficiados

As instituições beneficiados são as que possuem registro regularizado junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. São elas a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Aldeia Infantil Betesda, Ação São Vicente de Paulo, Casa de Maria, Entidade Dorcas, Ledi Mass Lions e o Circo da Alegria, por meio da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Municipal Anita Garibaldi.
A Campanha Legal tem o apoio da Prefeitura de Toledo, Associação dos Contabilistas de Toledo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT),Associação Toledana de Imprensa (ATI) e Sicoob Oeste.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.