Campanha da Acit chama atenção para o voto útil e consciente

10 de setembro de 2014

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) desenvolverá a campanha "Toledo: Meu candidato é daqui", que visa chamar a atenção da população sobre a importância do voto útil e consciente.

Diante do número elevado de candidatos que concorrem às vagas aos cargos eletivos e da evasão dos votos do eleitorado do município de Toledo, nas últimas eleições, a Acit quer alertar aos cidadãos para a importância de votar em candidatos da cidade, que estejam comprometidos com os interesses da sociedade e empresariado local.

Com oito candidatos a deputado estadual e dois a federal, corre-se o risco de Toledo não eleger nenhum deles, se os votos forem para candidatos de fora, argumenta o presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná.

Para se ter ideia, na última eleição, 26% dos votos válidos para deputado estadual e 46% para federal dos eleitores de Toledo foram para candidatos de fora. "Não foi eleito nenhum candidato a deputado estadual de Toledo. Os dois que atualmente estão na Assembleia Legislativa são suplentes e assumiram devido aos eleitos terem aceitado cargos no Executivo. O deputado federal foi eleito, mas poderia ter recebido uma votação mais expressiva, o que certamente influenciaria beneficamente em seu trabalho na Câmara dos Deputados. É importante ter essa representatividade e os municípios que não possuem representantes acabam ficando para trás", justifica o presidente da Acit.

No próximo dia 20 de setembro, a Acit, em conjunto com o Observatório Social, realizará uma ação de sensibilização da população, com distribuição de panfletos e orientações. A ação será no centro da cidade de Toledo, na Rua Barão do Rio Branco, das 9 às 12 horas.

Voto útil

O conceito de voto útil que se quer disseminar é que os eleitores devem votar em candidatos da cidade de Toledo, que sejam comprometidos com a comunidade, que representem e busquem os interesses locais.

Neste sentido, é que a Acit chama a atenção sobre a importância de buscar as informações sobre quem são os candidatos, ideologia, histórico de cada um, para que o cidadão possa discernir e votar em quem defende os mesmos interesses da comunidade local.